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Guia completo do Google

Quantas vezes você usou o Google hoje? Há poucos anos atrás, as pessoas recorriam a essa ferramenta para esclarecer dúvidas ou para ter acesso a dados mais específicos sobre um determinado tema.
Hoje, mais do que oferecer respostas para as dúvidas do dia a dia, esse site passou a fazer parte da vida das pessoas. Por meio dele, é possível pesquisar informações sobre um produto, contratar um serviço, fazer compras e até se relacionar diretamente com as marcas.
Para que você tenha uma ideia, são mais de 3 bilhões de usuários acessando essa página da web diariamente. Agora, quer saber o que a sua empresa perde ao não estar presente nesse meio digital?
Selecionamos algumas estatísticas que provam que a sua empresa precisa garantir o seu espaço online. Confira:

Importância mundial do Google

Antes de saber como o Google pode impactar a sua empresa, é importante que você conheça alguns dados sobre a maior página da web do mundo. Veja abaixo o que as estatísticas comprovam sobre isso:

O Google obtém mais de 100 bilhões de pesquisas por mês.
Fonte: Mashable

Segundo pesquisas reveladas pela Mashable, atualmente o Google tem mais de 3,3 bilhões de acessos diários em todo o mundo. São mais de 100 bilhões de pesquisas sendo realizadas por mês nesta página da web.

O Google é tão importante, que após ficar fora do ar por 5 minutos em 2014, o tráfego mundial caiu em 40%
Fonte: Google

As proporções dessa queda foram alarmantes, usuários no mundo inteiro ficaram impossibilitados de realizarem pesquisas e esclarecerem suas dúvidas. Acredite, isso impactou na geração de vendas e economia em vários países, incluindo o Brasil.

Até Dezembro de 2018, foram registrados cerca de 1,94 bilhão de sites em todo o mundo
Fonte: Google

Diante do aumento mundial do acesso a internet nos últimos anos, as principais empresas de tecnologia realizaram um levantamento da quantidade de sites “no ar” ao redor do globo.

O resultado foi surpreendente: foi constatado que existem cerca de 2 bilhões de sites ativos no mundo inteiro sobre os mais variados nichos.

O Google é a página mais visitada da internet
Fonte: Google

Isso mesmo, o Google é a página mais visitada da internet. Em segundo lugar está o Youtube e depois o Facebook. Por essa razão, as empresas têm investido no desenvolvimento de sites e estratégias de marketing nessas três páginas.

Google Brasil é o mecanismo de busca mais usado no país.
Fonte: Hitwise
Segundo um levantamento realizado em 2017, o Google Brasil é o mecanismo de busca utilizado por mais de 80% dos brasileiros. Após ele, podemos encontrar páginas como o Bing e Yahoo.

Comércio digital no Brasil

Um estudo da We Are Social revelou dados surpreendentes sobre o comércio digital no Brasil em 2018. Através da pesquisa, ficou evidente o verdadeiro potencial de venda nas lojas virtuais e o novo perfil do consumidor.
Quer saber mais sobre isso? Confira abaixo as estatísticas desse importante estudo:

O Brasil tem 66,3 milhões de consumidores digitais
Fonte: We are Social

Isso significa que aproximadamente 32% da população brasileira não só acessam o Google. Essa parcela dos brasileiros tem o hábito de pesquisar sobre os produtos e efetuar compras em e-commerces.

O ticket médio de compra na internet dos brasileiros em 2016 foi de USD 281
Fonte: We are Social

A pesquisa realizada em 2016 comprovou que a média de consumo anual dos brasileiros com produtos ou serviços digitais foi de aproximadamente USD281 dólares.

Hoje, esse valor é equivalente a R$1,081,80, ou seja, uma compra significativa para qualquer pequena e média empresa.

O e-commerce brasileiro apresentou alta em diversos segmentos em 2018
Fonte: We are Social

Em 2018, os e-commerces brasileiros de alguns setores puderam aproveitar um aumento significativo das vendas.

Um bom exemplo disso foi que as empresas virtuais de moda e beleza cresceram 13%, os negócios de produtos eletrônicos aumentaram 12% e o setor alimentício teve alta de 16%.

E-commerces brasileiros que investem em SEO vendem 5,7 vezes mais
Fonte: SEO Trends 2017

O levantamento do SEO Trends 2017 revelou que os e-commerces brasileiros que utilizam as técnicas de otimização conseguem vender 5,7 mais e conquistar 13,2 mais visitantes nos seus sites.

Aumento das vendas

Mas será que os clientes próximos a sua empresa irão usar o Google para fazer compras nas sua loja física? Surpreenda-se com essas estatísticas que essa página da web revelou:

18% das pessoas que pesquisam sobre empresas locais no Google acabam fechando a compra no mesmo dia.
Fonte: Junto

As empresas que têm o seu site indexado ao Google e usam estratégias de SEO, são facilmente encontradas pelos seus clientes.

Isso faz com que as suas probabilidades de aumentar o seu faturamento cresçam bastante.

Aproximadamente 90% dos clientes acessam o Google para descobrir empresas próximas a eles
Fonte: SMA Marketing

Os usuários do Google recorrem a essa ferramenta para pesquisar informações sobre empresas que estão próximas a eles.

Por isso, é importante não apenas ter um site, como também informar a essa página da web dados como: horário comercial, endereço físico, entre outros.

Mais de 80% dos clientes pesquisam informações online antes de fazerem grandes compras
Fonte: Retailing Today

Outro hábito de consumo relevante é que a maioria dos clientes busca informações sobre o preço, qualidade, marca e garantias dos produtos no Google antes de finalizar a compra.

78% das pesquisas no Google feitas através de dispositivos móveis geram compras offline
Fonte: Search Engine Land

Essa pesquisa evidencia que, as empresas que têm sites otimizados para dispositivos móveis, aumentam em 78% as suas chances de realizar vendas com os usuários da internet.

Retorno rápido do investimento com Google Adwords

As empresas que investem em campanhas publicitárias do Google Adwords conseguem ter um retorno rápido de investimento e ainda alcançam uma maior quantidade de possíveis clientes.

Confira abaixo algumas estatísticas sobre o uso dessa ferramenta:

As empresas geram uma média de USD 2 em receita para cada USD 1 gasto no Google AdWords
Fonte: Google Economic Impact Report

A rentabilidade de uma campanha no Google AdWords é o que atrai cada vez mais empresas para o mundo digital. Afinal, o custo é baixo e o retorno do investimento é rápido e eficaz.

Por meio desse tipo de recurso, é possível atingir diretamente o seu público-alvo, que encontra com facilidade a sua empresa no Google, por exemplo.

70% das empresas que fazem campanhas do Google Adwords pretendem aumentar o investimento.
Fonte: Search Engine Watch

Essa é uma forte indicação de que essas empresas estavam gerando ROI positivo, porque, se não estivessem, não aumentariam seus orçamentos.

As campanhas da Rede de Display do Google atingem 80% dos usuários globais da Internet.
Fonte: Search Engine Watch

O que faz com que as campanhas do Google Adwords sejam tão eficazes é que essa plataforma é considerada a maior rede de publicidade online do mundo. Não é à toa que os seus anúncios alcançam 80% dos usuários da internet.

70% das pesquisas mobile do Google geram resultados em 1 hora
Fonte: Meditative Labs

Segundo dados da Meditative Labs, cerca de 70% das pesquisas mobile realizadas por potenciais clientes resultam na busca de informações sobre a empresa ou visitas ao site, dentro de 1 hora.

Estratégias de SEO

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia eficiente que consegue alavancar os resultados de empresas dos mais variados tipos. O motivo é simples, o uso adequado de palavras-chaves em blogs e sites otimizados conseguem posicionar as páginas da web na primeira página de resultados do Google.

Confira abaixo os benefícios que o uso das estratégias de SEO podem promover para o seu negócio:

Empresas com palavras-chaves bem posicionadas conseguem se posicionar nas primeiras páginas
Fonte: Local SEO Guide

Empresas que investem na criação de blog e posicionamento de palavras-chaves tem mais facilidade de se posicionar na primeira página do Google. Isso aumenta a visibilidade e tráfego de novos clientes para o site da empresa, resultando em vendas.

84,7% dos sites profissionais usam estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo
Fonte: SEO Trends 2017

Mais de 80% das empresas virtuais adotam estratégias de SEO e de Marketing de Conteúdo, isso revela a eficiência dessas técnicas. Afinal, caso elas não gerassem resultados não despertaria o interesse de empresas tanto de pequeno quanto de grande porte.

Conteúdo de qualidade aumenta em até 2.000% o tráfego do blog
Fonte: Marketing Sherpa

Empresas obtiveram um aumento significativo do tráfego após criarem um blog corporativo com publicações diárias de conteúdo de relevante. Isso porque, o Google posiciona bem as páginas da web que entregam informações relevantes aos usuários.

85% dos especialistas em marketing de varejo afirmam que o SEO e o SEM é a tática de aquisição mais eficaz para atrair clientes
Fonte: Search Engine Watch

É inegável, as estratégias de SEO e SEM são as mais recomendadas pelos especialistas para as empresas do setor de varejo. Afinal, através delas torna-se mais fácil atrair mais clientes na internet e tem um alcance maior.

47% dos consumidores leem de 3 a 5 artigos sobre a empresa antes de efetuar uma venda
Fonte: BreezyHill

Um blog corporativo é um fator decisivo para que os clientes realizem uma compra. Isso é o que demonstrou a pesquisa realizada pela empresa BreezyHill que revelou que 47% dos consumidores leem artigos antes de fechar a compra no carrinho.

Site otimizado

Um site otimizado é o segredo para atrair mais clientes por meio da busca orgânica do Google. Por essa razão, não basta ter uma página na web ela precisa estar otimizada de acordo com os parâmetros dos mecanismos de busca e de indexação do Google.

Confira abaixo as estatísticas que revelam a importância de investir em um site otimizado:

Sites que não são otimizados para o Google sofreram uma perda de 21% do tráfego
Fonte: BrightEdge

O estudo realizado pela BrightEdge revelou que após a última atualização do algoritmo móvel do Google em 2018, os sites que não eram compatíveis com dispositivos móveis desapareceram das três primeiras páginas do mecanismo.

Esses postos foram ocupados por sites que estavam otimizados e eram compatíveis com dispositivos móveis.

Usuários que acessam sites com carregamento lento, não realizam mais visitas a página da web
Fonte: Google

A velocidade de carregamento do site é algo crucial, para proporcionar uma experiência de navegação satisfatória para os visitantes. Esse aspecto é tão importante que o próprio Google constatou que sites lentos e com travas possuem uma alta

taxa de rejeição e desmotivam os clientes a retornarem ao site.

40% dos usuários visitam um site diferente caso o primeiro não esteja otimizado para dispositivos móveis
Fonte: Tyton Media

Esse é um dado alarmante que comprova a importância de investir em um site otimizado. Imagine que cerca de 40% dos usuários após se decepcionar com uma página não otimizada, a abandonam e procuram o site do concorrente que seja amigável para dispositivos móveis.

Dispositivos móveis

Ter um site otimizado para dispositivos móveis deixou de ser uma opção e tornou-se uma verdadeira necessidade. O motivo disso é que o Google posiciona nos principais lugares as páginas que são acessadas de maneira fácil e acessível em smartphones e tablets.

94% do tráfego das pesquisas do Google tem origem em celulares e tablets
Fonte: NetMarketShare

Mais de 90% do tráfego das pesquisas realizadas no Google são feitas através de dispositivos móveis. Isso significa que as empresas que possuem sites otimizados para mobile tem mais chances de conquistar acessos e provavelmente vender mais.

87% dos visitantes provenientes dos smartphones utilizam a pesquisa de busca no mínimo uma vez por dia
Fonte: HubSpot

Esse dado da HubSpot comprova a importância da sua empresa ter um site otimizado para mobile. Sem dúvida, através disso será possível ficar a frente dos seus concorrentes e obter uma maior quantidade de acessos diários.

Os sites bem ranqueados nos resultados de pesquisa mobile do Google atingem uma taxa de cliques de 31,35%
Fonte: Ranking Web Advanced

Os sites que conseguem ficar posicionado nos primeiros resultados de pesquisa mobile do Google destacam-se dos demais e obtêm cerca de 31,35% dos cliques. Não é a toa, que essas marcas conseguem se sobressair dos concorrentes e ganhar mais autoridade entre os clientes.

65% dos visitantes de smartphones buscam por conteúdos relevantes
Fonte: Google

Pesquisas realizadas pelo Google comprovaram que 65% dos visitantes que acessam a página através do smartphone, buscam por conteúdos relevantes, isso independente da marca que está fornecendo essas informações.

49% dos consumidores usam os smartphones para pesquisar produtos durante o trabalho
Fonte: Google

Quase metade dos consumidores afirmaram na pesquisa realizada pelo Google que fazem a pesquisa dos produtos através dos seus smartphones e ainda no trabalho. Esse é mais um dado que reforça a importância de marcar presença no ambiente mobile.

Como você pode perceber, o site profissional é o divisor de águas para qualquer negócio. Isso porque uma página indexada de acordo com os parâmetros do Google, podem trazer benefícios incríveis para sua empresa, que vão desde o aumento do tráfego até a realização de mais vendas.

Agora está nas suas mãos, após ler todas essas estatísticas você tem uma decisão importante para tomar:

1. Aproveitar todas as vantagens que a criação de um site no Google pode oferecer para o seu negócio ou;

2. Permanecer usando as suas atuais estratégias e perder cada dia mais o seu espaço no mercado e preferência dos seus clientes.

Caso você opte pela primeira opção, temos a solução ideal para o seu negócio. Somos especialistas em não apenas criar sites de qualidade e de acordo com os parâmetros do Google, mas principalmente em elaborar estratégias para inserir a sua empresa no mundo virtual e alavancar seus resultados.

Última modificação em Sexta, 05 Abril 2019 17:05
Rafael Carmo

Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.

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