7 dicas para encontrar a palavra-chave ideal no Google Adwords
A escolha da palavra-chave ideal para o seu post é o que definirá o sucesso ou o fracasso da otimização do seu blog. De nada adianta usar as técnicas de SEO se sua palavra-chave não é procurada.
Muitas pessoas ainda têm dificuldades em encontrar o termo de busca perfeito que resuma a ideia principal do texto. Se você é uma delas continue lendo nosso artigo para descobrir 7 dicas que mudarão completamente a forma com que você faz sua estratégia de SEO.
1. Pense na palavra-chave ideal para o seu público
A busca pela palavra-chave ideal começa antes mesmo da criação do conteúdo. Para achá-la você deve saber o que exatamente seu público alvo ou sua persona deseja.
Parece um passo muito simples e até desnecessário, mas não é bem assim. A verdade é que você precisa pensar como seu leitor. Se ele está com um problema ou uma dúvida, como iria pesquisá-la no Google?
Por isso, antes mesmo de começar a pensar no assunto que irá abordar, trace um perfil de relevância para o seu blog.
Entender como são as pessoas que te acompanham é muito importante para achar a palavra-chave ideal de cada post.
2. Faça uma lista para encontrar a palavra-chave
Definir o público de relevância é um primeiro passo importante para se chegar aqui. A segunda etapa é colocar todas as suas ideias no papel.
Cada assunto pode render muitas palavras-chave e, sem a ajuda de uma lista, você pode se sentir um pouco perdido.
Faça uma lista com vários termos que poderiam ser usados pelas pessoas que acessam seu blog. Nesta etapa vale a pena pesquisar no Google qualquer coisa que vier em sua mente e que tenha relação com o tema.
Com uma lista pronta fica mais fácil visualizar quais palavras-chave irão encaixar melhor no seu tipo de escrita e nas estratégias de SEO que deseja utilizar.
3. Fuja de termos genéricos para achar a palavra-chave ideal
Termos muito genéricos podem ser um problema. Às vezes uma pessoa pode usar a mesma palavra com objetivos diferentes. Por exemplo:
Uma pessoa pode pesquisar pela palavra “bolos” em seu navegador. Dessa forma ela encontrará resultados de pesquisa variados. Se ela estiver procurando apenas fotos de bolos bonitos e seu site estiver na verdade oferecendo um curso de confeitaria, ele não será nem um pouco relevante para ela.
Por isso, no lugar de usar uma palavra genérica como “bolos” você pode aprimorar ela para ter mais relação com seu site, simplesmente modificando-a para ser “curso de bolos”, ou algo do tipo.
Às vezes pode ser mais complicado fugir dessa generalidade, mas é importante fazer isso para ranquear corretamente com a palavra-chave ideal, então não deixe isso de lado.
4. Planeje sua palavra-chave no Google Keyword Planner
Depois de estar em posse de boas palavras-chaves é hora de eliminar algumas alternativas para que reste apenas o termo perfeito.
O planejador de palavra-chave é uma incrível ferramenta do Google Adwords,que auxilia no momento de analisar qual o melhor termo para usar em seu post ou anúncio.
Seu funcionamento é simples. Basta digitar as palavras-chave de sua lista na caixa de pesquisa e buscar pelos relatórios.
O Keyword Planner irá mostrar resultados da quantidade de buscas feitas, em um determinado período, pelo termo que você sugeriu. Esses dados são importantes, pois mostram como sua palavra-chave está no quesito de relevância.
Teste cada uma até encontrar a que mais garante resultado de buscas.
5. Analise as variações de uma suposta palavra-chave ideal
Mesmo que você pense finalmente ter encontrado o termo certo, vale a pena verificar as sugestões de palavras parecidas do Google Adword.
Na maioria das vezes haverá um termo idêntico ao que você deseja utilizar, porém com falta de acentos, erros ortográficos e pluralidade. Analisar estas possibilidades é muito importante.
6. Defina palavras-chaves negativas
A palavra-chave negativa é outra estratégia para descobrir qual o termo ideal a se utilizar.
Começar definindo o que você não quer que seja relacionado com o seu post ou anúncio pode ajudar em algumas situações, como quando você estiver em dúvida entre duas palavras-chave.
Os relatórios de termos de pesquisa podem ser muito efetivos para encontrar novas opções de palavras-chave negativas.
7. Avalie o desempenho da sua palavra-chave ideal
Mesmo depois de encontrar um bom termo e postar seu conteúdo, não pare! Você precisa avaliar os resultados obtidos com a palavra-chave utilizada.
Há alguns casos em que o termo perde relevância com o tempo, então se manter investigando os resultados do seu post é importante para pensar em novas palavras-chave e, quem sabe, atualizar o texto depois.
Achar uma palavra-chave ideal é cansativo e a vontade de utilizar qualquer termo genérico pode ser grande, mas não desista! Sem dúvida os resultados serão muito melhores se você se esforçar nessa busca.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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