Aprenda a criar uma campanha no Google Adwords
Escolher uma estratégia de marketing digital para que sua empresa, finalmente, se torne conhecida pelo público e possa oferecer seus produtos ou serviços para um número cada vez maior de pessoas, nem sempre é uma tarefa simples.
Isso porque hoje são muitas as opções de estratégias de marketing digital que podemos encontrar e é bem comum, principalmente para quem está começando, ficar perdido entre todas elas.
Neste artigo você aprenderá um pouco sobre o Google Adwords, que é o sistema de links patrocinados do Google e verá quais são os passos principais para criar sua primeira campanha.
Dentre os principais benefícios de se utilizar essa ferramenta, destacam-se: a rapidez dos resultados, que começam a aparecer da noite para o dia, o que nem sempre acontece ao escolher outras estratégias; a possibilidade de trazer clientes em potencial nos diversos estágios do funil de vendas; além do baixo investimento, quando comparado com outras estratégias.
Se você pretende utilizar essa estratégia em sua empresa, veja abaixo quais são os passos essenciais para criar uma campanha usando o Google Adwords:
1. Crie sua conta
O primeiro passo é criar a sua conta no site: “adwords.google.com”. Nessa etapa basta preencher os dados pedidos no formulário. Depois de criar e configurar sua conta, será necessário também verificá-la, através do e-mail cadastrado.
2. Começando a criar sua campanha
O próximo passo é clicar em “Campanha” e depois em “criar sua primeira campanha”. Nessa fase é preciso definir a localização, na qual seus anúncios serão exibidos; as palavras-chave utilizadas e se o anúncio será exibido em rede de pesquisa ou rede de display.
Rede de pesquisa significa que seus anúncios serão exibidos diretamente na página do Google quando o usuário fizer uma pesquisa relacionada com as palavras-chave escolhidas por você. Rede de display, por sua vez, significa que seus anúncios serão exibidos em sites parceiros.
3. Defina seu orçamento
O próximo passo é definir o seu orçamento. Você precisará definir quanto irá gastar diariamente com esta estratégia e colocar o valor no campo destinado para isso. Quando você atingir aquele valor estipulado, o Google não exibirá mais o seu anúncio naquele dia, o que garante que você não terá gastos extra.
O grande benefício dessa ferramenta, portanto, é saber exatamente quanto você irá gastar com a utilização, o que permite que você tenha liberdade de escolher um orçamento que se adapte a sua empresa, seja ela grande ou pequena.
4. Escreva seu anúncio
O próximo passo é escrever o seu anúncio. Nessa etapa você deverá colocar qual a sua landing page, a página para qual o cliente será levado ao clicar no anúncio.
Você também precisará colocar seu texto nos campos “Headline 1” e “Headline 2”, que correspondem ao título e subtítulo do seu anúncio.
Cada uma dessas headlines pode conter no máximo 30 caracteres, portanto o ideal é que você inclua uma ou duas palavras-chave em cada uma delas. Nessa hora o importante é ser criativo e tentar pensar em algo que faça com que, de fato, seu cliente em potencial fique interessado e clique no anúncio.
O que escrever, exatamente, depende muito do nicho da empresa e do que você quer oferecer para o seu cliente em potencial. Você pode utilizar, por exemplo, ofertas, descontos, promoções etc.
Depois também será preciso descrever o seu anúncio, que também depende bastante do nicho da sua empresa e do que você está oferecendo ao seu cliente. Mas o ideal é que você coloque informações que sejam importantes para o cliente e que também tenham o intuito de fazê-lo clicar em seu anúncio.
5. Acompanhe seus resultados
O próximo passo essencial é acompanhar os resultados do seu anúncio. O Adwords permite que você faça isso de maneira bem fácil, através de gráficos que mostram de maneira bem simplificada, os seus resultados.
Acompanhar o desempenho do seu anúncio é essencial para saber se é preciso melhorá-lo e torná-lo mais atrativo ao seu público.
Por exemplo, quando você tem um alto número de cliques em seu anúncio, mas poucas pessoas que realmente compram o produto em seu site, isso quer dizer que você vai precisar ajustar seu anúncio para atingir clientes realmente interessados naquilo que você tem a oferecer.
Esses são os passos essenciais para criar uma campanha no Google Adwords. E como toda outra estratégia de marketing digital, essa também exige o processo de planejamento e de melhorias constantes para atingir os melhores resultados.
Esta estratégia pode ser utilizada por qualquer empresa e demonstra bons resultados tanto para empresas que estão começando e que querem conquistar seu lugar no mercado, quanto para empresas que já estão estabelecidas, mas que querem melhorar seus resultados.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.