Taxas de conversões, quais são as melhores
Um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de acompanhar facilmente seus resultados e, consequentemente, de melhorar as ações de marketing com o objetivo de conquistar ainda mais clientes e fazer com que seu negócio cresça ainda mais.
Uma das maneiras de se fazer isso é acompanhar a taxa de conversão do seu site. Na verdade, existem vários aspectos que podem ser analisados nesse sentido, como em relação às etapas do funil de vendas, ou mesmo em relação à fonte de tráfego.
Neste artigo, você verá quais são as principais taxas de conversão que você não pode deixar de analisar em seu negócio e entenderá um pouco mais sobre porque cada uma delas é importante.
1. Taxa de conversão da landing page
A primeira taxa de conversão que é muito importante e deve ser analisada é a da landing page. O objetivo da landing page é justamente a conversão e, portanto, se a sua não está cumprindo este objetivo é preciso melhorá-la.
Para isso você pode fazer testes do tipo A/B, tentando, por exemplo, tornar o seu call to action mais persuasivo, trocando os campos do formulário, as cores, as imagens ou vídeos e até mesmo modificar a sua oferta.
2. Taxa de conversão de visitante a lead
Entender o tráfego do seu website, principalmente saber de onde ele está chegando, como por exemplo, se é orgânico ou das mídias sociais também é muito importante. Além disso, também é importante observar se seu tráfego é contínuo ou se está decaindo.
Você também precisa estar atento ao fato de que, muitas vezes, o seu tráfego é alto, mas a quantidade de leads que você está gerando está diminuindo, nesse caso há algo de errado dentro do seu site.
Acompanhar esses números, portanto, te ajuda a saber quando é hora de promover algumas mudanças no texto, no design ou na forma do seu site.
3. Taxa de conversão de lead a cliente
Também é muito importante saber quantos leads você tem conseguido transformar em clientes. Isto é, para quantas pessoas que assinam a sua lista de e-mails, por exemplo, você tem conseguido efetuar vendas.
Se este número for baixo, é sinal de que você precisa melhorar sua forma de trabalhar esses leads, com o objetivo de fazer com que um número cada vez maior de leads se tornem seus clientes.
4. Taxa de conversão dos acessos diretos
A taxa de conversão também pode ser analisada em referência às fontes de onde as pessoas chegam ao seu site.
A primeira delas que você deve observar é a dos acessos diretos, ou seja, daquelas pessoas que digitam o endereço do seu site diretamente no navegador.
Dentre esse tipo de taxa, em relação à fonte dos acessos, essa é a mais importante, pois apresenta a maior chance de conversão, já que essas pessoas provavelmente já estão familiarizadas com seu produto ou seus serviços.
5. Taxa de conversão de tráfego orgânico
Essa taxa também é muito importante e corresponde àquelas pessoas que encontram o seu site através da pesquisa no Google.
Em relação a esta taxa é possível dividir essas pessoas em dois grupos, o primeiro sendo de pessoas que procuram diretamente o seu site no Google pelo nome do site ou da empresa e o segundo de pessoas que buscam por determinadas palavras e acabam chegando ao seu site.
Sendo assim, investir em maneiras de se melhorar o posicionamento de seu site no Google é muito importante, pois é uma maneira de atrair novos visitantes ao seu site e também de manter por perto os seus clientes que já conhecem sua empresa ou marca.
6. Taxa de conversão dos anúncios pagos
Também é muito importante conhecer os números de conversões de visitantes que chegam ao seu site por meio de anúncios pagos. Sejam estes anúncios vindos, por exemplo, do Google Adwords ou das redes sociais.
É muito importante saber se estas estratégias estão, de fato, funcionando e se compensa mantê-las ou tentar aplicar o dinheiro investido em outras estratégias.
É justamente pelo acompanhamento de todas estas taxas de conversão que você terá uma visão muito mais ampla e mais detalhada do seu negócio. Você conseguirá entender melhor o funcionamento das suas estratégias e, como consequência, de todos os resultados que você tem obtido.
Além disso, também é muito importante saber tudo isso para entender melhor onde os investimentos financeiros têm tido melhores resultados e onde devem ser melhorados ou cortados.
Se você ainda não acompanha estas taxas de conversão em seu negócio, não perca mais tempo e comece agora mesmo a acompanhá-las, isso te ajudará a tomar decisões com muito mais segurança e obter resultados cada vez melhores.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.