Experiência do usuário: descubra como usá-la para aumentar suas vendas online
Investir na experiência do usuário é o melhor caminho para aumentar suas vendas online. Por quê? É simples! Através dele você consegue fazer com que os seus clientes se sintam mais cômodos a finalizar suas compras no site.
Isso é possível, graças a algumas mudanças simples na estrutura da sua página que garantem uma boa experiência de navegação e fazem com que os clientes, comprem e retornem ao seu site. Quer saber mais? Então continue lendo esse post para obter mais informações.
1 - O que é experiência de usuário?
Na prática, a experiência do usuário está relacionada com a satisfação do visitante ao navegar no seu site ou blog. Ou seja, se ao acessá-la ele consegue obter as informações rapidamente ou finalizar uma ação sem nenhum tipo de travamento ou sinta dúvidas.
Quando esse problemas ocorrem toda a experiência fica comprometida e você corre o risco de perder visitantes. Isso mesmo! Pesquisas revelam que mais de 70% dos usuários que possuem uma péssima experiência em sites, não realizam mais compras naquela loja virtual.
Por outro lado, e-commerces que prezam em manter uma boa experiência para o seu usuário, conseguem aumentar suas vendas e ganhar mais posicionamento frente à concorrência.
Surpreendente, concorda? Mas os benefícios de gerar uma boa experiência para o usuário não se limita a isso. Os algoritmos do Google valorizam essa prática e posicionam bem os sites que investem nisso.
Quer saber como melhorar a experiência do usuário, confira abaixo algumas dicas práticas que vão garantir isso e sem dúvida irão ajudar você a alavancar suas vendas.
2 - Dicas de como melhorar a experiência do usuário
Agora que você conhece a importância de proporcionar uma boa experiência para o visitante no seu site, é o momento de realizar algumas mudanças para garantir 100% a satisfação dos usuários. Confira nossas dicas:
Leitura simples
Não há experiência pior do que acessar um site com pop-ups exagerados ou repleto de imagens que impedem você de ler ou realizar uma compra. Concorda?
Por isso, é importante deixar a sua página na web sem elementos em excesso que dificultem o acesso. Ao investir em uma versão mais clean do seu site, é possível obter uma boa taxa de permanência na página e mais engajamento e vendas dos visitantes.
Uso de formulários
O uso de formulário para receber novidades e ofertas exclusivas do seu site é outro elemento de pode garantir mais vendas para o seu site e gerar uma boa experiência do usuário.
Mas atenção! O ideal é que eles estejam posicionados em locais estratégicos, que sejam de fácil visualização e não atrapalhem o visitante em concluir sua compra. Tomar esse simples cuidado, irá aumentar o número de conversão da sua página.
Uma outra dica é investir em elementos como selo de qualidade e confiabilidade, no rodapé do seu site. Isso vai transmitir uma imagem de segurança aos seus clientes, que se sentirão mais tranquilos em finalizar suas compras.
Depoimentos dos clientes
Investir em um espaço no seu site com depoimentos dos clientes satisfeitos é uma estratégia simples, mas que pode gerar mais vendas para a sua página.
Por quê? É simples, os visitantes sentem-se mais seguros em comprar em sites bem avaliados por outros clientes. Outra forma de alavancar esse aspecto é incluir botões de mídias sociais no seu site, revelando a quantidade de usuários em cada rede social e call to actions para seguí-las.
Suporte melhora a experiência do usuário
É comum que os visitantes sintam dúvidas sobre o produto ou serviço, ou até mesmo enfrentem alguns problemas de acesso. Não há nada mais frustrante do que não encontrar soluções rápidas ou perder dias para solucionar um problema simples.
Por essa razão, oferecer um sistema de suporte rápido e eficiente é uma excelente estratégia para garantir a satisfação e melhorar a experiência do usuário. Com ele, o seu visitante sabe que pode contar com um bom atendimento sempre quando precisar.
Esse é um grande diferencial que vai garantir a satisfação do seu público e fazer você se destacar da concorrência.
Gostou das dicas de como melhorar a experiência do usuário? O que acha de colocá-las em prática hoje mesmo?
Através delas você irá perceber não apenas o aumento das suas vendas online, como também a melhora do engajamento dos seus clientes e nas taxas de permanência no site. Os resultados são surpreendentes!
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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