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Saiba como superar e ainda crescer diante da crise atual

#1. Será que você deve cortar o cafezinho?

Essa é uma “dica” dos ditos experts e autores em diversas revistas de respeito que me irrita profundamente…

Sim, eu entendo a ideia por trás: R$ 4,50 no cappuccino 2x por dia no final do mês vai dar um belo dinheiro. Se você pegasse todo esse dinheiro e ao invés de tomar seu café aplicasse ele, ao final de 362 anos e 6 meses você seria milionário!

Ótimo.

Agora, pergunta:

É assim que você quer viver?

Se privando, todo santo dia, de poder tomar um mísero café na sua padoca favorita?

Tudo na esperança de que, algum dia em um futuro distante isso se transforme, em um passe de mágica, em uma bolada de dinheiro esperando por você na sua conta?

"Querida... Infelizmente eu vou ter que pedir para você largar esse cafezinho imediatamente..."
“Querida… Infelizmente vou ter que pedir para você largar esse cafezinho imediatamente…”
Não estou dizendo aqui para você começar a tomar 6 cafés por dia! Nem pra você não pensar no seu futuro. Não é isso. O que eu penso é o seguinte:

Eu não acho que dá para chamar isso de “viver”. E o pior, talvez aconteça igual a muitas pessoas que estragam todo esforço de uma dieta de um mês inteiro em apenas um dia:

Você se controla… se controla… Todos dias a vontade do café vem e você luta para dizer não…

Isso segue… Por umas 2 ou 3 semanas… Por ora tudo bem…

Até que você não aguenta mais.

Cansado disso, resolve dar um basta!

E aí, “por todo seu esforço e dedicação”, resolve liberar e gastar sem medo. Ai vai lá e gasta em algo, para conseguir diminuir todo esse sofrimento diário. Afinal, “você merece” certo?

Só que esse “algo”, custa 100x do que você teria gasto se tivesse tomado o seu bendito café todos os dias.

Sim, eu acredito que se acha que pode cortar seu café, faça isso. Pode realmente fazer uma bela diferença no fim do mês.

Agora cuidado com a mentalidade que isso cria: a mentalidade de escassez total. Até porque se você a tiver – tendo que pensar todo dia em economizar até no bendito café – como vai conduzir seu negócio?

Que tipos de decisões vai tomar com essa mentalidade de escassez extrema?

Ou se está começando um negócio novo, como você vai fazer os investimentos certos?

Isso está ligado diretamente à dica número #2, que é:

#2. Corte todos gastos menos esse aqui

Se quiser cortar o cafezinho, sem problemas. De novo: talvez ele realmente não seja essencial na sua vida.

Agora, não faça o erro que vejo MUITAS pessoas cometerem com seus negócios, online ou não:

No menor sinal de crise, o primeiro “gasto” que cortam é o de MARKETING.

Primeiro que marketing não é “gasto”: é investimento. O que é algo bem diferente. Segundo, não digo para você não controlar esse gasto, vale sim cortar aquelas campanhas que simplesmente não estão rendendo bem. Agora, não corte todas de uma hora para outra!

O "custo" que deve ser o último a ser considerado para algum eventual corte

Aí depois proclamam para todos que puderem ouvir:

“A crise está feia… Todo mundo parou de comprar… Nossas vendas caíram feito pedra!”

Mas também! Que diabos o cidadão esperava?!

Ele antes, por exemplo, anunciava para atrair pessoas a sua loja ou site…

Aí, ele simplesmente parou de anunciar. Ou seja:

As pessoas pararam de ia ao site dele…

Se não acessam o site e não vêem o que a pessoa tem a oferecer…

Como ela espera que comprem algo?!

Corte o que quiser, mas pense vinte vezes antes de cortar a força motriz do seu negócio: o seu Marketing. Seja esse como for.

O que você deve fazer é realmente aproveitar esse período de mudanças para cortar outros gastos. E é sobre isso que falo no próximo item:

3#. Como eu fiz para economizar até R$ 1.500 por mês

Não quero aqui cair como uma dica revolucionária falando para simplesmente “cortar gastos” porque sinceramente toda bendita revista – aquela que inclusive manda você cortar o cafezinho – diz para você fazer. Mas em parte é porque realmente é verdade e faz a diferença:

Aproveite para fazer isso que estava adiando há um bom tempo: limpe a casa. Organize. Reestruture. Libere espaço. Corte gastos.

Crise é sinônimo de oportunidade. De mudança. De renovação.

Sim, vão ter períodos ruins. Isso não tem como evitar. Mas o jeito como você lida e percebe esse período é que fará toda a diferença.

Como falei acima, tente ao máximo não cortar seu orçamento dedicado ao seu marketing. Sejam anúncios, mail marketing, artigos, o que for. Talvez todos seu concorrentes façam isso e o preço para anunciar acabe diminuindo! Ótimo:

Você como um empreendedor esperto e dedicado aproveitará para pagar mais barato e aproveitar o momento!

Como muitas pessoas vêem a crise
Sim corte custos e gastos supérfluos, mas também não exagere!
O que você deve cortar são todos aqueles gastos que foram acumulando durante anos. Aqueles que aparecem na sua fatura e você nem sabe direito o que são. Sabe do que estou falando não é? Em negócios online geralmente eles são do tipo:

Nova ferramenta de avaliação de curtidas e compartilhamentos nas redes apareceu e você assinou. Afinal, o que é U$ 9,90 por mês certo?
Novo plugin de analytics e heatmaps autogerenciável apareceu no seu e-mail e você decidiu testar. Para ver como vai. Mais U$ 14,90 / mês. Pouco né? Tranquilo…;
O novo sistema de geração de vídeos foi criado e você decidiu “turbinar” seu canal do YouTube também – mais R$ 49,90 por mês.
Consegue ver o que acontece no final disso tudo?

Eu mesmo já passei por isso. Desde o início desse ano que comecei a cortar gastos supérfluos das minhas empresas feito um maluco! Atacava minha fatura e analisava os gastos com sangue nos olhos!

Isso antes mesmo de ter qualquer ameaça de crise. Porque é algo que eu acredito e recomendo que você faça sempre.

Esses pequenos-mas-nem-tão-pequenos-assim gastos vão se somando. E rápido. Eu calculei e com os cortes que consegui fazer desde o início do ano, percebi que passei a economizar de R$ 750 até R$ 1.500… POR MÊS!

Pense nisso. R$ 1.500 por mês. Isso dá R$ 18.000 no fim do ano. O suficiente para pagar uma bela viagem para minha namorada e para mim para algum lugar bacana. Ou simplesmente para reinvestir no negócio.

Por isso, fica a dica: seja CRUEL e OBSTINADO com a sua fatura do seu cartão no fim do mês. Duvide e questione cada gasto que está lá. Principalmente gastos recorrentes.

Observação: pode parecer que essa dica vai contra a primeira que falei aqui, sobre cortar o cafezinho. Apesar de entender, a verdade é que a primeira dica se refere mais a mentalidade de escassez que eu acredito ser perigosa que você tenha. Essa aqui se refere ao fato que você deve sim cortar gastos supérfluos se você acreditar que eles não irão afetar seu negócio e/ou qualidade de vida.
Continuando aqui: você precisa realmente daquela ferramenta? Não há uma alternativa mais barata? Posso cancelar isso que não uso? Até, por sinal:

Por que não aproveitar e substituir algumas ferramentas pagas por outras gratuitas? Como? Você pode começar baixando aqui meu guia de 36 ferramentas gratuitas que eu utilizo todos dias nos meus negócios.

Talvez você esteja pagando por alguma que poderia sair de graça (foi assim que por exemplo eu eliminei uma ferramenta de U$ 49,00 por mês que só depois descobri que já havia uma gratuita que fazia a mesma coisa!).

Esses seriam os primeiros passos. Depois, junto com esses cortes, o que você deve fazer é…

#4. Proteja seus clientes com todas forças

Sim, com a dita crise as pessoas vão gastar menos. Não adianta. Assim como você começará a reduzir e cortar custos, elas também vão fazer o mesmo.

O que isso significa então?

Isso significa que você deve proteger, com todas as suas forças, o bem mais valioso que você tem no seu negócio:

Seus clientes.
Eles valem ouro! Agora, durante períodos de recessão e crise, valem ainda mais.

Seus clientes são o bem mais precioso de todo seu negócio. Principalmente em tempos difíceis
Seus clientes são o bem mais precioso de todo seu negócio. Principalmente em tempos difíceis
Por isso não faça o que todo mundo faz. Eu CANSO de ver negócios cometendo o erro clássico: tratam as pessoas muito bem antes de comprar para depois… simplesmente… sumirem!

Mas você não, meu amigo. Não. Você fará como eu faço porque é isso que dá mais resultados, principalmente a longo prazo:

Trate seus clientes como OURO PURO!

Porque é capaz deles, inclusive, valerem a longo prazo, mais que o próprio ouro para você no seu negócio!

Se você considerar como o boca a boca é forte hoje em dia, então é fácil entender a importância de deixar seus clientes bem satisfeitos. Fazendo isso, talvez eles contem para seus amigos. E agora esses se tornam seus clientes.

E hey – talvez você nem precise gastar mais em anúncios! Porque seus próprios clientes estão vendendo seu produto para você! Não seria ótimo?

Essa é uma estratégia boa não só para crises, mas para a vida inteira do seu negócio. Eu aprendi com alguns dos meus mentores o que eles consideram o grande segredo do negócio deles:

“Nunca esqueça um cliente e nunca deixe um cliente esquecer você. “
Vale MUITO a pena você focar todas as suas forças em atender seu cliente da melhor maneira.

Até, é muito melhor você se concentrar nisso do que fazer um erro que muitos cometem, e que falo abaixo:

#5. Pare de ver o jornal e as benditas notícias!

Sim, o país está em crise. Pronto.

…você precisa de muito mais informação do que isso?!

Vai fazer diferença se a bolsa chinesa caiu 4,76% em um só dia por causa de uma trapalhada do Governo?

Ou que houve um novo terremoto em alguma terra distante que afetou o preço do barril do petróleo?

Não estou dizendo para você se tornar um alienado. Não é isso. Continue a acompanhar e saber o que se passa no mundo. Mas… e isso é fundamental… estabeleça limites!

Um dos grades males desse século e que faz tudo parecer milhares de vezes pior do que realmente é
Um dos grades males desse século e que faz tudo parecer milhares de vezes pior do que realmente é
Televisão e notícias são as grandes drogas desse século: nos mantêm em estado sedativo, sentado no sofá e pior – nos fazem achar que estamos sendo “produtivos” ao se “inteirar do que se passa no mundo, como toda pessoa responsável”.

Amigo… Confie em mim: desligue a televisão e dedique esse tempo ao seu negócio. Vale muito mais a pena.

Até, esses tempos em uma viagem, deixávamos a TV ligada no canal de notícias do mundo. Acho que era a CNN. Sinceramente não interessa. Mas ficava ali, passando algumas notícias do mundo.

Em apenas 1 hora e 12 minutos cheguei a conclusão final absoluta:

“O mundo com certeza vai implodir nas próximas 48 horas.”

Pelo menos era isso que parecia pelas notícias que passavam!

Nunca vi tanta coisa ruim em uma sequência só. Bomba atrás de bomba. Por que isso? A explicação é simples:

Porque é isso que as pessoas gostam de falar a respeito!

É isso que chama atenção!

O filho que matou a própria mãe vai sempre ter muito mais atenção e ser muito mais falado do que se esse mesmo filho tivesse entrado em uma casa em chamas para salvar a própria mãe.

Ambas as situações são extremas. Mas, infelizmente, violência e escândalos vão sempre ganhar mais atenção. E os canais de televisão sabem disso. Por isso que insistem em geralmente mostrar o pior do pior.

Por isso, para o seu próprio bem: desligue a televisão e seja feliz.

O mundo é pelo menos umas 100x melhor do que as notícias dão a impressão de que é.

Até, desligue a televisão e faça algo que vejo que hoje muitas pessoas têm dificuldades:

#6. Foco.

Deixa eu repetir caso não tenha ficado claro:

Foco.

Eu chamo essa quase doença de DDAE – Distúrbio de Déficit de Atenção de Empreendedor. Veja se você sofre desse mal:

Alguém comenta sobre uma nova oportunidade que surgiu e você já vai todo animado olhar.
Ou de repente você tem de 3 a 5 ideias sendo desenvolvidas ao mesmo tempo porque, afinal, você não quer perder nenhuma, certo?
Seus dias são frenéticos com tantas coisas e responsabilidade a atender. Dias realmente caóticos.
Você sofre alguns desses sintomas? Então cuidado: talvez você tenha DDAE.

Aqui a verdade: quanto mais você crescer e avançar no seu negócio, mais você terá que treinar a sua habilidade de dizer “Não”. Por quê? Simples:

Porque ao dizer “Sim” para uma ideia, você está obrigatoriamente dizendo “Não” para todas outras 1.001 ideias. Inclusive aquela que você já está trabalhando em cima.

Recentemente foi justamente esse conselho que dei para uma das alunas do programa Férias Sem Fim. Diversas ideias ao mesmo tempo, o que acho perigoso. Meu conselho é realmente focar naquela UMA ideia.

O próprio Warren Buffett – o homem mais rico do mundo dependendo da semana em Wall Street – já dizia:

“O maior custo de um negócio é o Custo da Oportunidade.”
Sr. Buffet sabe o que fala. Afinal, não é por acaso que é um dos - senão O - homem mais rico do mundo
Sr. Buffet sabe o que fala. Afinal, não é por acaso que é um dos – senão O – homem mais rico do mundo
Ou seja:

Você perde e/ou deixa de ganhar ao dizer “Sim” para a alternativa A e renegar as alternativas B, C e D que estão na sua frente. E MAIS as alternativas E, F e G que iriam aparecer depois.

Por isso – e especialmente nesse momento de recessão – a dica é: foco.

MUITO foco.

Pare de perseguir oportunidades e ideias como um cachorro correndo atrás do pneu de um carro.

Foque na UMA ideia que você tem. Naquela que você acredita que tem mais potencial. Ou naquela que dá mais prazer para você trabalhar. Ou naquela que você já está trabalhando e tem enorme potencial.

Vai ser facilmente uma das melhores decisões que você tomará para o seu negócio.

Especialmente em períodos de crise.

Dito isso, após você dar os passos certos, quero que tome uma decisão importante. Uma decisão que vai ditar exatamente como você lidará com essa crise:

#7. Decida agora como você vai encarar essa crise

Você por acaso já reclamou ou já passou pela situação de ter perdido uma oportunidade?

De repente alguma boa ideia para um negócio que, pelo motivo que for, você não agiu e alguém acabou fazendo algo como você tinha pensado? E o pior: na última vez que você ouviu falar, essa pessoa estava indo muito-bem-obrigado?

Pois então, se você já passou por isso e talvez acredite que hoje as melhores oportunidades já estão ocupadas, prepare-se:

Você terá muito em breve, simplesmente, uma janela curta com a melhor oportunidade para criar e/ou crescer o seu negócio.
A verdade é a seguinte:

SEMPRE haverá empresas e negócios lucrando com crise ou sem crise.

Sempre. Ponto.

A pergunta é: qual a diferença entre as que vão lucrar e aquelas que vão acabar quebrando por conta da crise e outros fatores?

E o que pode VOCÊ fazer para proteger seu negócio atual – ou criar um novo agora – para que essa tenha maiores chances do sucesso?

Afinal, em todos períodos de crise que o mundo já passou, dos piores aos mais brandos, sempre houve (1) empresas novas de sucesso surgindo e (2) empresas lucrando.

Isso prova que sim, é possível se dar bem mesmo durante períodos de crise.

Haverá uma janela curta de oportunidade para aqueles que estiverem preparados aproveitarem
Haverá uma janela curta de oportunidade para aqueles que estiverem preparados para aproveitar
Agora, como fazer isso?

Eu acredito que um dos principais pontos é o que esse artigo e essa dica lida:

Adote a mentalidade certa.
Decida agora, nesse exato instante, se você vai como muitos aí fora ficar chorando “Que essa crise injusta está ferrando todos os meus negócios…”. Ou… se você vai bater no peito e chamar a responsabilidade.

A decisão é totalmente sua. E só você pode tomar ela.

Como falei antes, não estou dizendo que tudo será um mar de rosas – pelo contrário. Vão ter muitas dificuldades sim. Talvez você até já esteja passando por elas e eu realmente desejo, e espero, que você consiga superá-las. Agora mantenha em mente:

Dores e dificuldades são inevitáveis. Como você lida e as percebe está totalmente ligado ao SEU poder. Até, faça o seguinte:

Não veja a crise como a “crise”. Assim como você deve substituir a palavra “fracasso” por “teste”, troque a palavra crise por OPORTUNIDADE. Pense assim:

As melhores horas para se começar um negócio são as horas de grande mudanças. Essas podem ser positivas ou negativas, mas o importante é que haja mudanças. Por quê?

Porque é aí que aparecem novos espaços e buracos que antes não existiam.

É justo nesses espaços que empreendedores enxergam verdadeiras oportunidades para criar algo novo. Espaços que antes não existiam e só apareceram porque houve mudanças.

Não, como já dito antes, não estou dizendo que tudo será um passeio na Disneylândia – com certeza dificuldades aparecerão. Isso é certo. Mas ainda assim, você terá uma chance em uma janela curta que poucas pessoas irão aproveitar.

Enquanto muitos estarão escondidos em casa com medo, esperando a “marolinha” passar, você vai estar lá fora… Batalhando e cravando seu nome no mercado.

Isso porque a verdade é que, assim como todas as crises e ondas, essa também vai passar. Quando exatamente? Ninguém sabe dizer. E se alguém disser que sabe, uma das abaixo é a verdadeira:

Ela está dando um chute que ela considera “fundamentado”;
Ela é paga para dizer algo – seja o que for;
Ela está mentindo;
Ela é ingênua.
Diversos estudos já provaram que as chances dos ditos “experts” de economia e mercado acertarem o que vai acontecer é levemente superior a de você ou eu jogarmos uma moeda para cima e escolhermos cara ou coroa.

Aí fica a pergunta: gostaria de decidir o seu futuro e da sua família jogando cara ou coroa?

Eu não. Por isso, adote a mentalidade certa:

Troque a palavra crise por OPORTUNIDADE.

Sabe quando o escritório está muito bagunçado e você não acha mais nada do que precisa? E aí não tem jeito a não ser parar, focar e organizar as coisas? Para depois voltar a produzir?

Ou quando o computador está tão lento que não há outra alternativa a não ser reiniciar?

(E espertinhos com Macs não se safam dessa também: eu trabalho com um também e apesar de acontecer bem menos, ainda assim acontece.)

Pois é:

É exatamente assim que eu vejo a crise – uma grande chance para limpar a casa e organizar as coisas.

Para limpar o caminho e ter depois aquele alívio de ver agora as coisas organizadas. De poder ver o caminho claro, sem distrações, do que você precisa fazer de agora em diante. Até, anote isso:

Fique de olho e perceba como muito dos pseudo-gurus e pseudo-negócios que surgiram nos últimos tempos vão simplesmente sumir nos próximos meses.

E apesar de sentir muito por algumas pessoas e famílias que vão acabar sofrendo por conta disso, a verdade é que eu acho ótimo! Por quê?

Porque simplesmente vai abrir espaço para pessoas como eu e tantos outros que estão de olho no longo prazo. Que estão realmente preocupados em criar um negócio sólido, com boa fundação. Algo que realmente dure e que tenha o cliente como seu bem mais valioso.

Fonte: www.empreendedor-digital.com

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