Conheça o Google Analytics e suas principais funções
O Google Analytics é um serviço grátis e fantástico do Google, que permite a você monitorar com detalhes todas as visitas que você recebe em seu blog ou site. Com ele, você saberá quantas pessoas visitam seu blog, de que site elas vieram, que artigos acessaram, em que parte do mundo estão e muito, mas muito mais. Neste artigo, você aprenderá como analisar as informações apresentadas pelo Google Analytics.
Introdução
Monitorar as visitas que você recebe em seu blog é muito importante. Com esses números, você consegue avaliar se você está adotando a estratégia correta em seu blog, quais artigos seus estão agradando, quem são seus parceiros mais relevantes e diversos outros itens.
As plataformas de blog normalmente já oferecem um serviço básico de estatísticas. No caso do Blogger, por exemplo, exibe estatísticas de visitas. No entanto, esses serviços são incompletos para uma análise mais profunda.
É aí que entra o Google Analytics. Trata-se de um serviço grátis, extremamente poderoso e simples de instalar e usar. Leia o artigo Como configurar o Google Analytics em seu blog e veja como instalá-lo no Blogger ou outras plataformas.
Uma vez instalado, ele passará a monitorar todas as visitas que o seu blog recebe. Por isso, é importante fazer sua instalação o quanto antes, preferencialmente assim que você criar o seu blog. Isso feito, basta seguir as demais instruções deste artigo para analisar os números.
Algumas consultas úteis que o Google Analytics permite
Em vez de explicar cada uma das opções, neste artigo vou mostrar a você como encontrar as consultas para responder algumas das perguntas mais comuns de quem tem um blog ou site.
Em cada item, mostrarei um exemplo da consulta, algumas explicações e qual opção do menu deve ser consultada para visualizá-la. Todos os exemplos estão em dentro de “Relatórios Padrão”.
Uma observação importante para as consultas: quase todas elas possuem um controle de data no canto superior direito da tela. Esse período sempre será levado em consideração. Assim, para modificar o período analisado, basta clicar nele e alterar as datas.
Quantas pessoas visitaram meu site no último mês?
Esta é a consulta mais simples a realizar. Quando você entrar no perfil do seu blog (mostrado no item anterior), você verá um gráfico mostrando dia a dia as visitas do último mês. Além disso, verá alguns números abaixo do gráfico, mostrando 3 informações que podem confundir um pouco no início:
Visitas – Trata-se do número de vezes que alguém acessou seu blog nesse período, independente do número de páginas consultadas. Se uma mesma pessoa entrar uma vez por dia em seu blog durante o mês, serão contadas 30 visitas.
Visitantes únicos – É o número de pessoas que visitou seu blog no período. Usando o exemplo anterior, será considerado um único visitante único para o caso da mesma pessoa que entrou em seu blog todos os dias.
Visualizações de página – Refere-se ao número total de páginas vistas por todos que acessaram o seu blog. Ainda no exemplo anterior, se a pessoa acessou 2 páginas a cada visita que fez em seu blog, serão consideradas 60 visualizações de página.
De qual país ou estado vêm minhas visitas?
Acesse “Público alvo” / “Informações demográficas” / “Localização”
Quais são as páginas mais visitadas de meu blog?
Acesse “Conteúdo” / “Visão geral”
A página marcada como “/” é a página inicial do seu blog.
Quais são as páginas que possuem maior Taxa de Rejeição?
Acesse “Conteúdo” / “Conteúdo do site” / “Todas as páginas”. Na tabela que se abrirá, clique no título da coluna “Taxa de Rejeição”
Que sites enviam mais visitas para meu blog?
Acesse “Fontes de tráfego” / “Origens” / “Todo o tráfego”. As visitas mostradas como (direct) / (none) são aquelas que não vieram de um site. Estão aí os acessos através quando o visitante digitou o endereço do seu blog na barra do navegador, acessou por um item de Favoritos, programa de e-mail etc.