Entendendo o Google Analytics
Tão importante quanto a estratégia detalhada para a construção do seu site e as ações práticas decorrentes desse planejamento, são as análises das métricas dos resultados gerados.
A ferramenta usada para fazer a observação de número de acessos, quantidade de visitantes novos, tempo de interação, dentre outros quesitos, é o Google Analytics.
Esse recurso é essencial para acompanhar o crescimento do seu endereço na web, por isso, reunimos informações importantes neste texto para você aproveitar o potencial que ele oferece e aprimorar continuamente o seu negócio.
Quais são as principais métricas apresentadas no Google Analytics?
Os dados medidos pelo Analytics são muitos, aqui vamos descrever os mais importantes, aqueles que devem ser avaliados com maior frequência.
Sessões
O número de sessões apresentado significa a quantidade de visitas que o seu site teve no período selecionado.
É muito provável que você observe mais sessões do que usuários, já que uma mesma pessoa pode acessar as suas páginas, fechar o seu site e retornar em até 30 minutos, o que conta como apenas uma sessão.
Usuários
É o número de pessoas que entraram no seu site, em uma ou mais sessões, no período especificado.
Há usuários que são novos visitantes e outros que são já estiveram no seu endereço antes. Eles são apresentados em um gráfico tipo pizza com a porcentagem correspondente a cada tipo de visitante.
É uma métrica muito importante para verificar a eficácia de ações para atrair um público novo, que ainda não conhecia o seu negócio.
Duração média da sessão
É o tempo médio que um usuário permanece no site. Esse dado é fundamental para analisar se os conteúdos das suas páginas estão atrativos para o público que clica nos seus links.
É importante planejar bem o tipo de material e os assuntos que você vai inserir no seu website, visando sempre prender a atenção do público, porque, além de deixar os seus visitantes satisfeitos e mais propensos à compra, o Google vai entender que seu conteúdo é bom e melhorar sua posição nos resultados de busca.
Taxa de rejeição
É a porcentagem de visitantes que saíram do seu site sem acessar mais de uma página. Ou seja, que não se interessaram em saber mais sobre o seu negócio ou sobre os assuntos que você oferece.
Quando esse índice é alto, maior do que 75%, é preciso implantar ações como estimular que o visitante clique em outro artigo do blog, ou que entre no seu formulário de contato, por exemplo.
Outros dados importantes do Google Analytics
Uma informação bem interessante mostrada pela análise é a interação dos usuários em tempo real.
É possível ver quantos visitantes estão navegando no seu site no momento, se estão usando computador ou celular e em quais links eles estão clicando.
Outros indicadores que ajudam a avaliar o desempenho do seu site são sobre detalhes do público-alvo que interagiu com suas páginas no período que você escolheu para analisar.
Os mais relevantes dados sobre os visitantes são:
• Informações demográficas
• Interesses
• Localização geográfica
• Comportamento
• Tecnologia utilizada
O seu site deve ser sempre pensado para conquistar e fidelizar o seu público, entregando qualidade, boa navegabilidade e estimulando o engajamento. Por isso, é imprescindível fazer uso constante do Google Analytics e ajustar as estratégias sempre que necessário.
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Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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