Tudo o que você precisa saber sobre e-commerce
Você já ouviu falar sobre e-commerce?
Nem mesmo sobre o seu crescimento no mercado online?
Tudo bem...
Você não é o único e por essa razão, decidimos falar nesse post, tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Isso mesmo que você leu, falaremos TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER sobre o e-commerce, sem precisar fazer mais nenhuma pesquisa para descobrir mais, pois tudo estará, nesse post.
Vamos lá?
O que é o e-commerce?
Essa questão pode ser até um pouco balela para alguns que já sabem um pouco sobre o e-commerce, mas para outros, a definição desse termo é um pouco confusa.
Então, nada melhor do que começarmos, realmente do começo.
Uma loja virtual, só pode ser denominada de e-commerce, quando e somente quando, ela disponibilizar produtos dos quais se refere a apenas uma única marca, uma única fábrica ou até mesmo de um único revendedor.
Essa plataforma necessita de ser própria e não deve ter nenhum intermediador, para fazer e concluir a venda.
Um dos maiores benefícios do e-commerce é certamente a liberdade que ele tem para criar o próprio design da sua loja virtual sem seguir padrões pré-definidos.
“Ta”. Você deve estar pensando, “por que então, eu não deveria escolher outra loja em vez de do e-commerce? ”.
Bom...
Essa liberdade que o e-commerce te passa a ser um item indispensável quando você começa a progredir com o seu negócio.
Ou seja, desenvolver categorias para colocar à venda diferentes produtos, conseguir colocar novos filtros de busca, criar sempre que quiser promoções, entre outras coisas.
Por essa razão, consideramos o e-commerce uma boa alternativa quando se planeja crescer nesse mercado e ganhar dinheiro.
Como criar um e-commerce?
Assim com existe várias formes de criar um blog, existe também uma forma de se criar um e-commerce e por essa razão, daremos mais detalhes aqui:
- Crie a sua loja:
Com o avanço das novas tecnologias hoje em dia criar uma loja virtual é praticamente a mesma coisa que criar um blog.
Isso ocorre porque existe hoje temas que podem ser escolhidos por você e organizado em seguida com o seu próprio estilo.
Aquele trabalhão de antes onde você teria de gastar um bom dinheiro para contratar um programador e pedir que ele lhe ajudasse a montar uma loja acabou.
Hoje, os temas já são pré-definidos e você pode modificando conforme você considera correto, para você e para a sua loja.
O ideal é você dar uma olhada antes de começar a montar a sua loja, pois ver várias opções nunca é demais, não é mesmo?
Um dos melhores lugares para se montar um e-commerce é certamente o Joomla, justamente porque, ele tem uma interface muito fácil, sendo bem simples de mexer e não precisa de um conhecimento altamente técnico.
Existe alguns temas que já são grátis, então isso pode lhe poupar uma graninha e existe também a possibilidade de você comprar um.
Tudo isso, será a seu critério.
Então faça um mini planejamento antes de colocar esses itens em pratica, pois eles podem ser o diferencial lá fora.
- Hospedagem:
Todo blog e toda loja virtual, necessita de uma hospedagem para deixar o seu site e o seu servidor ser monitorado sempre.
Essa necessidade existe porque, quando o seu site sair fora do ar ou ter algum problema de erros (o que pode ser bem comum dependendo qual será a hospedagem escolhida), será as pessoas dessa hospedagem que irão lhe ajudar a resolver o problema.
A hospedagem é realmente uma “casa online”, onde cada página criada e cada item adicionado é armazenado nela para poder ser apresentado para o seu visitante.
O ideal é você também dar uma boa pesquisada em hospedagens para as coisas não ficarem mais complicadas depois e você sair mais prejudicado.
Boas hospedagens são aquelas que conseguem lhe dar um suporte constante e rápido.
Caso ocorra qualquer problema com o seu site, a hospedagem consegue protegê-lo e continuar rodando com um sistema de cache.
Enfim...
São muitas possibilidades.
Escolha a que mais lhe agrada.
IMPORTANTE: Todas as plataformas de hospedagem são pagas, mas os preços variam muito, principalmente porque, cada empreendedor tem uma necessidade diferente.
Análise com muito cuidado, antes de fechar um negócio.
- Sistema de pagamento:
Outro item que você irá precisar pensar depois de escolher e definir o que mencionamos anteriormente da sua loja virtual é justamente o sistema de pagamento.
Esse sistema de pagamento, necessita ser extremamente confiável para o seu cliente, pois esse também pode ser o gatilho que o faça comprar o seu produto ou também o faça cancelar.
Isso não é por acaso.
Ninguém gosta e deixar os seus dados pessoais e da sua conta bancária em qualquer lugar, não é mesmo?
Afinal de contas, hoje em dia fraudes é o que não falta.
Então, para que você consiga realmente obter bastante venda passando confiança para os seus futuros clientes, você irá precisar usar um sistema profissional.
O ideal é você utilizar um sistema direto, que no caso seria, a utilização de um modelo de venda profissional.
Além de ser rápido na conclusão das vendas, também consegue trazer uma maior segurança para o seu cliente o que pode lhe ajudar e muito nas próximas vendas.
- Atendimento ao cliente:
Esse pode ser um dos itens mais importantes que você terá de se atentar quando decidir criar um sistema de e-commerce.
Para que a sua loja consiga fluir de forma adequada e lhe dando uma boa renda, o cliente precisa ter a possibilidade de entrar em contato com você sempre que lhe for pertinente para não cancelar vendas.
Como por exemplo:
Ele não gostou do produto e precisa que você troque.
Então, você precisa ter um meio de comunicação eficiente e que possa lhe dar um feedback rapidamente para que ele não fique tão apreensivo e desconfiado.
Suponhamos que você falhe nessa comunicação.
Então...
Tudo o que você fez até hoje para a sua loja irá por água abaixo.
Digo isso porque, assim como existe tecnologias avançadas para muitas coisas, hoje também existe sites que foram criados justamente para o cliente conseguir reclamar.
Já pensou o seu e-commerce se tornar um dos nomes citados, por exemplo, no Reclame Aqui.
A possibilidade de as suas vendas cair será enorme e você perder credibilidade ainda mais.
E quando se é uma equipe nova, fica ainda mais difícil.
O ideal então é estar sempre atento a essas necessidades do cliente para que você possa ficar sempre de cara limpa e pronto para ser solicitado.
- Estoque
Finalmente o seu site está rodando e você está conseguindo vendas.
Ótimo.
Mas agora, você não sabe o quanto de produto você deve deixar estocado para conseguir não ficar sem e ao mesmo tempo não ter tanto.
Enquanto ter um e-commerce não se tornar uma rotina, realmente será bem difícil definir esses números.
Afinal de contas, você não tem uma frequência de compras para saber o que o seu cliente gosta e o que ele não gosta.
O ideal é então começar por uma remessa de 25 peças de cada produto seu e utilizar um balcão como estoque.
Esse tipo de meio para armazenar produtos está em alta hoje em dia e é muito seguro.
Depois que você, organizar as coisas no seu site e compreender o quanto mais ou menos a sua loja virtual irá conseguir vender, você já pode aumentar ou diminuir o fluxo de compra de alguns produtos que pouco vendem ou vendem muito.
Quais estratégias que eu posso usar com o e-commerce?
Para que você saiba exatamente tudo o que é preciso para se ter sucesso com o e-commerce, trouxemos todas as estratégias que foram COMPROVADAS quando utilizadas em sites conhecidos mundialmente e que podem trazer muito sucesso para a sua loja.
Coloque o máximo possível em prática, OK?
- Defina a sua persona:
Antes de você começar a fazer qualquer coisa no seu e-commerce você precisa definir quem será as pessoas que você tem o intuito de atingir com a sua loja virtual.
As perguntas para conseguir uma resposta apropriada são:
“Quais serão os produtos dos quais irei vender? ”.
“Para quem eu tenho o intuito de vender esses produtos? ”.
Após essas respostas, você mesmo saberá para quem você tem o interesse de vender o seu produto.
Mas não é somente isso, afinal de contas não, é o gênero que define uma persona.
O ideal é você definir realmente uma persona.
É preciso que você levante interesses pessoais, maiores dificuldades, estilo de vida, sua profissão, seu gênero e sua faixa etária.
Não é fácil, não é mesmo?
- Faça um blog no seu site e coloque bons conteúdos:
Se sua marca não é conhecida e você deseja chamar a atenção dos seus clientes, mas você não tem muitos clientes, lembra?
Então, uma das formas de você conseguir chamar a atenção das pessoas para o seu site é criar conteúdo que tenha a ver com o que você vende no seu e-commerce, mas de forma indireta.
Por exemplo, suponhamos que você venda vinho importado, então você pode escrever um conteúdo no seu blog que fale sobre vinhos importados e gostos, características.
Tudo o que estiver relacionado a ele e ao tema.
Ou seja, além de você estar conseguindo chamar a atenção dos seus clientes em potencial, você também pode fazer uma propaganda de forma indireta do seu conteúdo, mais conhecido como um funil de venda.
Isso irá lhe ajudar a convencer o cliente na hora da compra.
Você pode optar por um conteúdo mais simples, onde você pode falar de algum assunto de forma mais superficial, ou você pode fazer isso de forma ainda mais aprofundada, assuntos mais complexos e necessita de fato, do entendimento do cliente para ele fazer boas compras de vinho.
É com base no seu conteúdo que você poderá conseguir clientes fiéis e que irá confiar ainda mais na sua empresa para fazer novas compras e publicidade boca a boca para outras pessoas que também se interessam por vinho.
- Faça uma segmentação dos clientes:
Muitas das grandes empresas, antes de enviarem os seus e-mails marketing de desconto eles analisam cada passo dos seus clientes e criam dentro da própria plataforma, um perfil individual de cada um.
É claro que para isso acontecer de forma qualitativa as páginas costumam utilizar o cookies.
Ou seja, são dados relativamente pessoais, como por exemplo a idade da pessoa, o sexo, o que ela costuma procurar na loja, assim, até mesmo as ofertas dos e-mails serão enviadas de forma personalizada.
Ou seja, se você tem um cliente que gosta de vinhos, que costuma vir da Itália, então o seu e-mail marketing será especial para ele, falando de promoções de vinhos que venha da Itália para ele.
Por essa razão o cuidado de criar uma persona é tão importante.
Mesmo sendo uma técnica bem antiga, com a nova tecnologia ela ficou ainda mais fácil de ser feita e é realmente INFÁLIVEL.
- Inove seu produto para cada data comemorativa:
Outra ideia muito utilizada e que sempre rende muito dinheiro para as pessoas que tem um e-commerce é as datas comemorativas.
De fato, todas as categorias de datas, agrupa um tipo de pessoa diferente ou perfil de pessoa diferente, mas, na maioria dos casos, o foco é sempre dar um presente para alguém.
Para facilitar, quando essas datas chegar, dívida os presentes em valores.
Isso fará com que o cliente escolha de forma rápida o presente, afinal de contas, esse é um dos motivos que as compras online bombam tanto, elas são rápidas.
Números que valem a pena serem mencionados
- No ano de 2015, o mercado de e-commerce do Brasil foi apontado como o 10º maior e-commerce do mundo.
- Assim como em todos os meios de vendas o dia das mães é uma das datas que mais geram retorno financeiro para esse segmento, não é mesmo?
Partindo desse pressuposto, o dia das mães vendeu em 2017, nada mais, nada menos do que 1,9 bilhão, ou seja, um aumento de mais de 16% em relação ao que foi no ano anterior.
Ou seja, ainda dá tempo de você construir a sua própria loja virtual, antes de participar dessa renda nos dias das mães.
CONHEÇA ALGUNS CASES DE SUCESSO
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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