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Funil de vendas: o que é e como funciona

O funil de vendas, atualmente, é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas. Ele tem como objetivo dar suporte à jornada de compras do seu cliente, ou seja, cada uma das etapas necessárias até que o consumidor efetue, de fato, a compra dos produtos de sua empresa.


As 4 etapas da jornada de compras

Antes de falar sobre o funil de vendas, é preciso entender um pouco sobre a jornada de compras. Ela pode ser dividida em 4 etapas, confira abaixo quais são elas:


1. Descoberta ou aprendizado

É o momento no qual o cliente toma conhecimento de que tem um problema ou uma oportunidade de negócio. O objetivo, nessa etapa é fazer com que o consumidor se interesse por algum assunto e fazer com que ele perceba que há um problema que ele pode resolver através de uma oportunidade de negócio.


2. Reconhecimento do problema

Já nesta etapa, o consumidor já percebe que tem um problema e começa a pesquisar mais sobre o assunto, para saber como é possível resolvê-lo.


3. Considerando soluções

Aqui, o consumidor, que já passou pelas duas etapas anteriores, está considerando qual das soluções encontradas na etapa acima é a melhor.


4. Compra

É só nesta última etapa, que a compra, de fato, ocorre. O consumidor já avaliou todas as opções disponíveis e decidiu qual delas irá solucionar, da melhor forma possível, o seu problema.


Os 4 estágios do funil de vendas

Cada negócio tem seu próprio funil de vendas, baseado em suas próprias necessidades e particularidades. No entanto, é comum pensar no funil de vendas em 4 estágios principais.

Entendendo esses estágios é possível entender melhor o seu público e aumentar consideravelmente o número de vendas e o lucro da empresa.


1. Visitantes

Esse estágio engloba todo tipo de pessoas, desde pessoas que apenas tem curiosidade sobre o assunto, até mesmo pessoas que já estão procurando por uma solução.

Os visitantes chegam até sua empresa pelos mais diversos canais, como busca orgânica, mídias sociais (como Instagram, Facebook, Twitter...) ou anúncios pagos.

Para que os visitantes avancem pelo funil e passem para o próximo estágio é preciso transformá-los em Leads, através de um formulário ou Landing Page.

Isso normalmente é feito por meio da oferta de um item bônus, como por exemplo, um e-book exclusivo, um orçamento gratuito, cupons de desconto (tudo dependendo do tipo de negócio). No entanto, para ter acesso a esse bônus o visitante precisa informar seu e-mail e alguns dados pessoais. Depois disso, ele deixa de ser visitante e torna-se lead.


2. Leads

Depois de ter conquistado alguns leads, é necessário criar um relacionamento com eles, fazendo com que dessa forma, eles continuem avançando no funil até efetuarem a compra.

Para isso é possível utilizar o e-mail marketing para enviar conteúdos que estão dentro dos interesses dessas pessoas. E que, ao longo do tempo, façam com que eles se tornem cada vez mais interessado no produto final que você tem a oferecer.


3. Oportunidades

Depois de estabelecido um bom relacionamento com os leads, eles se tornam oportunidades. Isso quer dizer que eles já estão prontos para começar a receber alguns contatos da equipe de vendas, como uma oferta, um teste gratuito etc.


4. Clientes

No último estágio do funil de vendas, o número de pessoas é muito menor do que nos primeiros estágios. No entanto, essas pessoas são muito mais qualificadas e tem muito mais chances de comprar com a sua empresa.

A empresa, nesse estágio, deve se mostrar ao cliente como a melhor opção do mercado e deve se aproveitar do relacionamento que vem sendo construído para fazer a venda.

Nesse ponto é interessante oferecer ao cliente conteúdo relacionado, por exemplo, as cases de sucesso. Ou seja, outros clientes que também já fizeram uso do mesmo produto e que ficaram muito satisfeitos.

Depois de realizada a primeira compra, no entanto, o trabalho não acaba. É preciso fazer o possível para que este cliente volte a comprar outros produtos de sua empresa. Pois segundo dados estatísticos é muito mais fácil realizar uma venda para um cliente que já comprou de sua empresa do que conquistar um cliente novo.


Como é possível perceber, não é sem razão que o funil de vendas é uma das estratégias de marketing digital mais adotadas pelas grandes empresas. Pois através dela é possível atrair clientes em potencial, entender quais são suas necessidades e, daí então oferecer a melhor solução do mercado para eles e, finalmente, transformá-los em consumidores.

É também de extrema importância entender que o funil de vendas deve ser feito para cada empresa, de acordo com o tipo de empresa, os produtos que são vendidos por ela e mesmo o perfil do cliente.

Se sua empresa ainda não adotou essa técnica de marketing digital, não perca mais tempo, você já deve ter percebido que apesar de trabalhosa, ela é também muito valiosa. E se você já adotou, conte-nos sobre sua experiência nos comentários, gostaríamos muito de saber mais sobre sua empresa.

Última modificação em Sexta, 06 Janeiro 2017 13:03
Rafael Carmo

Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.

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