Utilize o Instagram para aumentar suas vendas
O Instagram é uma rede social que permite o compartilhamento de fotos e vídeos entre os seus usuários. Além disso, com a ferramenta também é possível colocar filtros e editar as fotos para deixá-las mais atrativas.
Lançada no ano de 2010, 7 anos depois, a rede cresceu muito e é hoje considerada uma das mais promissoras redes sociais. Hoje o Instagram já ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários!
Por último, segundo dados divulgados pela rede, o Brasil tem a segunda posição no ranking mundial em número de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos. Hoje, já são mais de 35 milhões de usuários brasileiros.
Instagram para empresas
Para começar a aproveitar todas essas vantagens, hoje já é possível criar uma conta para empresas no Instagram. A grande vantagem de se ter essa conta é a possibilidade de manter sua conta pessoal e poder alternar facilmente entre as duas contas.
Para criar a conta para a sua empresa é preciso ir em seu perfil, no caso de já possuir uma conta pessoal e clicar em “opções”. No menu aberto, clique em “adicionar conta”, daí então é só criar uma conta nova para a empresa.
Dicas para aumentar suas vendas usando o Instagram
Apenas ter um perfil na rede social nem sempre é sinal de que sua empresa está pronta para aumentar as vendas. Para que isso realmente aconteça é preciso tomar alguns cuidados especiais, confira abaixo quais são eles.
1. Capriche no perfil
A criação do seu perfil no Instagram é uma etapa muito importante e é necessário que você dê uma atenção especial a ele.
Em primeiro lugar, crie um nome de usuário que possa fazer com que seus clientes reconheçam facilmente sua empresa.
Preferencialmente use o nome exato da sua empresa, mas se isso não for possível e se já houver um perfil com esse nome, faça a diferenciação por meio de caracteres como o underline ou o acréscimo de um número.
Também tenha o cuidado de colocar uma foto compatível com a identidade visual de sua empresa. Se você tiver um logo, de preferência, use-o.
A rede também permite que você faça uma pequena descrição que irá aparecer em seu perfil. Fale um pouco sobre sua empresa e não se esqueça de colocar o link do seu site.
2. Capriche nas publicações
É através delas que você irá manter o contato com os seus seguidores, por isso é muito importante cuidar bem das publicações.
Existem muitas coisas que se pode postar no perfil comercial, além das fotos dos produtos vendidos pela empresa, também é possível postar fotos do que acontece nos “bastidores” da empresa, fotos de seguidores usando os produtos etc.
Tome o cuidado de postar fotos de qualidade e evite usar fotos de outras pessoas, pois essas fotos são a parte mais importante das postagens no Instagram.
Por último, tome o cuidado de manter sua conta sempre atualizada, procure postar pelo menos algumas vezes na semana, assim você irá manter os seguidores da empresa sempre interessados e engajados.
3. Crie um concurso fotográfico
Essa estratégia tem se mostrado excelente em termos de engajamento de seguidores. Muitas empresas têm optado por criar um concurso fotográfico na rede, para isso basta usar uma hashtag específica, com temas relacionados à sua marca e oferecer algo como prêmio, que pode ser, por exemplo, um produto da própria empresa.
O tema do concurso depende apenas da sua criatividade e, é claro, do segmento da marca. O que tem se mostrado bastante interessante é associar a sua marca a uma causa social, ambiental etc.
Dessa forma, você não apenas alcançará um número muito maior de pessoas, mas você também estará reforçando uma imagem positiva da empresa, que demonstra se preocupar com o bem estar de seus consumidores.
4. Invista nos anúncios
Agora também é possível colocar anúncios na rede, o que pode ser uma boa opção, pois como já foi dito, pode ajuda a empresa a encontrar seu público alvo. Essa função foi liberada na rede há mais de um ano e tem demonstrado grandes resultados.
O serviço é oferecido pelo Facebook for Bussiness, já que o Facebook comprou o Instagram há alguns anos. Para criar o anúncio o processo é bem fácil, no entanto, aconselha-se investir na criação de uma boa estratégia de marketing.
Apesar de ser possível investir nessa opção mesmo com pouco dinheiro, como se trata de uma opção paga, o conselho é de que você tente todas as outras dicas acima e deixe esta por último.
Se sua empresa ainda não criou um perfil no Instagram, não perca mais tempo, a cada dia que passa a rede aumenta seu alcance no Brasil e no mundo. E se você já criou o perfil da sua empresa, não esqueça de deixá-lo nos comentários, assim podemos acompanhar o seu trabalho também.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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