Aprenda a melhorar o posicionamento do seu site no Google
Nas últimas décadas, a facilidade de acesso à internet cresceu de maneira exponencial. E, se há 20 anos atrás, por exemplo, apenas as grandes empresas tinham um site, hoje ter acesso a essa ferramenta se tornou muito mais fácil.
Segundo dados da cetic.br (empresa que produz indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da internet no Brasil), atualmente mais da metade das empresas brasileiras já possuem seu próprio website.
Isso acontece porque hoje já se sabe que ter o próprio site é uma das estratégias de marketing digital que mais apresenta resultados e, por isso essa é uma das estratégias mais adotadas pelas empresas.
No entanto, tudo isso também tem pontos negativos, já que quanto mais fácil o acesso a essa estratégia, maior será a concorrência. E, é justamente por isso que atualmente, apenas ter um site já não é eficiente.
Agora é preciso também aprender a melhorar o posicionamento desse site no Google para elevar o tráfego orgânico e, consequentemente, as conversões.
Principais fatores que melhoram o rankeamento do seu site no Google
Atualmente, existem muitos fatores que influenciam no rankeamento, alguns mais importantes do que outros. Confira abaixo alguns dos principais fatores que podem te ajudar a chegar na primeira página do Google:
1. Conteúdo de qualidade e exclusivo
O primeiro fator é entregar conteúdo de qualidade ao seu leitor. Perceber a importância do conteúdo de qualidade é muito simples, basta pensar que toda vez que um leitor chegar ao seu site e encontrar o que procura, escrito de uma forma inteligente, a probabilidade dele voltar ao seu site em busca de mais conteúdo é altíssima.
Além disso, o Google também valoriza conteúdos que não sejam “mais do mesmo” e, sobretudo, que não sejam cópias descaradas de outros textos. Tudo isso faz com que você consiga cativar seus leitores e promover o engajamento deles. Além, é claro, de te ajudar a ficar mais próximo das primeiras páginas do Google.
2. Responsividade
Outro fator muito importante para o Google é que o site seja responsivo. Isto é, se ele está adaptado para ser utilizado em tablets e smartphones da melhor forma possível ou não. Num site responsivo os elementos se reorganizam de acordo com o tipo de dispositivo utilizado, tudo para melhorar a experiência do leitor.
3. Velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento do site agora também influencia bastante no seu posicionamento. Sites muito pesados e que demoram para carregar tendem a afastar os leitores e tem como consequências a diminuição do número de visualizações de página e de conversões.
4. Palavras-chave
Esse, sem dúvidas, é o fator mais comentado quando o assunto é o posicionamento de sites nos mecanismos de busca. E não é sem razão, já que é justamente o fato de fazer bom uso das palavras-chave que vai trazer as pessoas até o seu site.
É muito importante que você pesquise quais são as palavras-chave mais relevantes no seu nicho e desenvolva um planejamento de como você irá utilizá-las em seu site. Usando as palavras-chave mais relevantes de forma correta você irá aumentar muito seu posicionamento no Google.
Esses são alguns dos fatores que mais influenciam no posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Ao otimizar cada um deles, você chegará mais próximo do grande objetivo de todas as empresas que tem um site, que é estar na primeira página.
Hoje, no entanto, existem mais de 200 fatores, que como estes citados acima, influenciam no rankeamento. Para continuar aprendendo quais são os outros fatores, cadastre-se em nossa newsletter e receba semanalmente o conteúdo exclusivo que preparamos para você.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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