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Google Trends: Descubra o que é e como usá-la na sua estratégia

O Google Trends ganhou grande destaque na mídia brasileira nos últimos dias. Isso se deve ao seu uso pela emissora Band, como recurso para acompanhar em tempo real o interesse dos espectadores pelos candidatos à presidência durante o debate.

Contudo o que a maioria das pessoas não sabe, é que essa ferramenta pode ajudar as empresas já a utilizam para desenvolver poderosas estratégias de marketing. Assim, conseguem obter os melhores posicionamentos no Google e alavancar as suas vendas.

Diante da importância dessa ferramenta, ao longo deste post você poderá encontrar informações relevantes sobre ela. Incluindo dicas práticas de como utilizá-la. Confira e aproveite as suas vantagens:

O que é o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta desenvolvida pelo Google em 2006. Ela tem como principal objetivo gerar informações precisas sobre o comportamento dos usuários, durante suas pesquisas na plataforma.

No entanto ela sempre foi considerada uma ferramenta estática, pois os dados apresentados por ela não eram atualizados com frequência.

Depois de várias queixas dos usuários, ela passou por mudanças significativas, tornando-se uma excelente fonte de informações. Hoje, é possível obter resultados em tempo real sobre o comportamento do público. Assim como, comparar tendências de pesquisas por palavras-chaves

Confira abaixo quais foram as principais atualizações do Trends:

Tendência em tempo real

Como mencionado anteriormente, a nova atualização do Google Trends permite acompanhar de maneira precisa e em tempo real quais são as tendências mais pesquisadas pelos usuários na internet.

Esse recurso fica localizado na seção de “Principais pesquisas” da ferramenta, que faz atualizações de minuto a minuto das buscas que estão sendo realizadas no Google. Além disso, atualmente é possível assinar por RSS ou e-mail os resultados das pesquisas em alta, de determinadas palavras-chave.

É essa funcionalidade, que está sendo usada para acompanhar o interesse da população durante toda a campanha eleitoral, representando um verdadeiro marco para o marketing político do país.

Comparação de palavras-chaves

Esse recurso é um dos mais utilizados no Trends. Sua principal funcionalidade é comparar dois ou mais termos e verificar a intensidade das pesquisas realizadas por região geográfica. Isso permite conhecer melhor a preferência do público-alvo em relação a um determinado assunto ou produto.

Com a nova atualização do Google, esses resultados foram potencializados. Agora é possível visualizar a porcentagem das pesquisas de acordo com os termos mais usados em cada área. Na outra versão, só era possível ver quais palavras eram mais fortes, de acordo com as cores do mapa.

Intensidade das pesquisas

Com as mudanças realizadas no Trends, ele passou a permitir que os usuários clicassem em um determinado estado e visualizassem a intensidade da pesquisa por palavra-chave em cada uma das cidades.

Assim, independente do volume da pesquisa, é possível obter dados relevantes sobre o comportamento dos usuários. Isso representou uma grande mudança para as empresas que têm um público-alvo limitado a um determinado espaço geográfico.

Não ficando limitado a isso, a ferramenta ainda reuniu todas as pesquisas realizadas desde 2001, para que possam ser consultadas sempre que preciso.

Como usar o Google Trends na sua empresa

Após conhecer todas as funcionalidades do Google Trends, você deve estar se perguntando como aplicar no seu negócio. É muito simples, com o auxílio dessa ferramenta é possível criar campanhas publicitárias e conteúdos que são do interesse do seu público-alvo.

Um exemplo disso é uma empresa de viagens, que pode usar essa ferramenta para descobrir quais são os destinos mais procurados pelos usuários e desenvolver ofertas para a mesma região.

O mesmo pode ser aplicado em qualquer outro negócio, pois a ferramenta irá oferecer informações precisas sobre os hábitos de consumo de um determinado público-alvo. A dica aqui é saber utilizar bem essa informação e desenvolver estratégias sólidas.

Para isso, podem ser utilizados recursos variados. Tais como:

● Criação de oferta
● Publicação de conteúdo relevante
● Criação de vídeos com dicas
● Esclarecimento de dúvidas

O Google Trends é sem dúvida, uma das ferramentas mais precisas e completas para acompanhar as tendências de pesquisas em tempo real de todos os usuários da internet. Não é a toa, que ela está sendo amplamente usada não apenas no mundo dos negócios, como também na política.

Aproveite os benefícios do Trends para a sua empresa também! Use a plataforma para pesquisar palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e preferências do seu público-alvo.

Através desses resultados, você poderá criar estratégias poderosas que resultarão em mais vendas e posicionamento de mercado. Você irá se surpreender com todos os benefícios dessa ferramenta.

 

Última modificação em Segunda, 13 Agosto 2018 10:06
Rafael Carmo

Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.

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