Confira dicas, novidades
e informações sobre o
Marketing Digital

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Image

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Web Analytics: o que é e quais são as principais ferramentas para gerenciamento de dados

Afinal, Web Analytics o que é? Se você criou o site da sua empresa, provavelmente já ouviu falar desse termo, certo? Isso se deve ao fato de que esse método é amplamente utilizado para acompanhar o comportamento dos consumidores e até mesmo para desenvolver estratégias de marketing.

Aprofundar os seus conhecimentos sobre esse método e descobrir quais as ferramentas para gerenciar os dados fornecidos por ela podem ser utilizados é essencial para garantir os resultados do site da sua empresa.

Para ajudar você nesse processo, selecionamos informações valiosas sobre o Web Analytics. Continue lendo o post e confira mais detalhes sobre essa ferramenta:

Web Analytics: o que é?

Mas afinal, Web Analytics: o que é? Ele nada mais é do que um método que oferece informações sobre o comportamento da sua audiência. Além disso, ele ainda contribui para a obtenção de dados sobre os resultados gerados pelos consumidores do seu negócio online.

Como ela faz isso?

É simples, ele coleta e consolida todos os dados digitais da página web da sua empresa. Por meio deles, você não só poderá conhecer melhor a sua audiência, como também desenvolver estratégias de marketing sólidas e eficazes.

Mas isso não é tudo, afinal é por meio da Web Analytics que você será capaz de tomar as melhores decisões para o crescimento do seu negócio online. Isto é, se conseguir organizar bem os dados fornecidos por ela.

Nesses casos, a melhor opção é recorrer a algumas ferramentas de gerenciamento de dados. Veja abaixo quais são as principais delas:

Excel

Sim, esse programa de planilhas da Microsoft é a sua principal aliada no processo de análise de dados. Essa ferramenta é capaz de realizar ajustes e estruturar de maneira eficaz todas as informações coletadas pelo Web Analytics.

Além disso, ela ainda permite que você realize cálculos rápidos e crie gráficos que facilitam a visão e análise dos dados. Isso permite que você conheça melhor a sua audiência e ainda tenha mais tempo para desenvolver estratégias para ela.

Google Sheets

Essa ferramenta é muito semelhante a anterior. No entanto por ficar em uma nuvem ela é mais útil para quem trabalha junto a uma equipe e precisa dividir informações constantemente com ela.

Com o Google Sheets você pode compartilhar o documento com várias pessoas, fazendo com que todas possam trabalhar de maneira simultânea com a planilha de dados. É a melhor maneira de analisar e consolidar as informações dos seus clientes.

Tableau

Essa ferramenta é ideal para as empresas que geram muitos dados internos e precisa consolidá-los de uma maneira fácil e prática. Com ele, é possível desenvolver gráficos e tabelas com as informações inseridas e ter uma visão clara da situação atual da empresa.

Ela também permite que os gestores integrem outros programas, tais como o Salesforce ou o Hadoop. Esse recurso facilita ainda mais a experiência do usuário com a ferramenta, além de deixá-la mais completa.

Google Analytics

O Google Analytics é amplamente utilizado por aqueles profissionais que acompanham constantemente os resultados os seus sites ou até mesmo das campanhas digitais realizadas por eles.

Ele é considerado uma das ferramentas mais completas que existem, não só por oferecer dados precisos, mas também por ser de fácil manejo. Algumas das principais informações geradas por ela estão relacionadas às visitas no site, a presença de novos usuários e até o tempo de permanência dos mesmos na página web da sua empresa.

Google Attribution

Essa é a mais nova ferramenta de gerenciamento de dados do mercado. Ela surgiu com a promessa de revolucionar o processo de análise e consolidação de dados do Marketing Digital.

Sendo que o principal diferencial do Google Attribution está na sua capacidade de unir todas as informações obtidas pelas demais ferramentas do Google. Com ela, você poderá ter acesso a dados mais precisos e claros do que as demais plataformas. Além de fazer uma segmentação precisa no funil de vendas.

Agora que você sabe Web Analytics o que é e quais são as principais ferramentas para gerenciamento de dados da internet, o que acha de começar a utilizá-las hoje mesmo?

Com esses recursos, você poderá obter dados mais claros e objetivos sobre o comportamento do seu público e ainda desenvolver estratégias de marketing sólidas e eficazes.

A maioria dessas ferramentas são gratuitas e podem ser utilizadas com grande facilidade. Por isso, não hesite em utilizar aquelas que melhor se adequam ao perfil da sua empresa para saber mais sobre a sua audiência.

 

Última modificação em Quarta, 29 Agosto 2018 09:04
Rafael Carmo

Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Image

Há mais de 10 anos no mercado
desenvolvimento sites!

Siga nas redes sociais

Onde estamos

Rua José Otaviano Vieira Mosqueira, 112
Guarapiranga, Ponte Nova-MG

Entre em contato

Telefones de contato: (31) 3881-6663
(31) 3817-1232 | (31) 3881-5708
informatiza@informatizaweb.com.br

Newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre marketing digital gratuitamente em seu e-mail
Fique tranquilo, odiamos spam!