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Entenda a importância de uma lista de e-mails para o seu negócio

Atualmente há uma infinidade de estratégias de marketing digital no mercado, no entanto, algumas destas estratégias se destacam por apresentarem melhores resultados do que as outras.

O e-mail marketing, sem dúvidas, é uma das estratégias de marketing digital mais importantes e mais adotadas no momento. Isso porque o essa prática apresenta resultados muito positivos, desde que usada da maneira correta.


Importância do e-mail marketing

1. Alguns números sobre o e-mail

Hoje, segundo as estimativas, já existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail criadas em todo o mundo. Além disso, calcula-se que mais de 90% dos adultos com acesso à internet, possuem pelo menos uma conta de e-mail, destes mais de 60% acessa a conta de e-mail todos os dias.

Como se pode perceber, o alcance do e-mail ainda é gigantesco quando comparado ao das redes sociais. E, embora o número de usuários dessas redes tenha crescido exponencialmente nos últimos anos, a previsão é de que o e-mail não seja ultrapassado.


2. O e-mail converte mais do que as redes sociais

Diversas pesquisas sobre o e-mail marketing revelam que ele ainda é muito mais efetivo do que as redes sociais. Segundo o Campaing Monitor, uma boa campanha de e-mail marketing é 40 vezes mais efetiva, na hora de conquistar novos clientes, do que as redes sociais.

Outra pesquisa, desta vez realizada pelo Marketing Sherpa, revelou que mais de 70% das pessoas prefere receber campanhas por e-mail do que pelas redes sociais.

Como se sabe, no entanto, as redes sociais exercem um papel muito importante numa campanha de marketing grande, que faça uso de diversas estratégias. No entanto, o papel delas é diferente do que da estratégia do e-mail marketing.


3. Construir um relacionamento forte com clientes em potencial

Outro motivo da importância do e-mail marketing é que ele ainda é uma das melhores ferramentas na hora de construir um relacionamento com o cliente em potencial.

E, como se sabe, esse relacionamento é um dos pilares centrais do marketing digital. É através dele que a empresa conseguirá conquistar a confiança dos clientes e é justamente devido a essa confiança que as vendas serão feitas.

Hoje, os consumidores não buscam apenas um produto, eles buscam uma marca que os defina e que tenha uma série de ideais condizentes com os próprios ideais, como consciência ambiental, por exemplo.

E o e-mail marketing é uma excelente forma de mostrar a esses clientes em potencial o que a empresa tem a oferecer, quais seus ideais e quais as idéias que acredita.


4. O que não é visto, não é lembrado

Além de tudo que foi descrito acima, outro grande motivo do e-mail marketing ser essencial para qualquer empresa atualmente, é o fato de que é através dele que as pessoas são constantemente lembradas da existência de sua empresa e dos produtos que você oferece.

A diferença no número de chances que uma pessoa tem de comprar de uma empresa que é vista uma vez ou outra num anúncio e de uma empresa que está constantemente enviando e-mails com conteúdo de qualidade e do interesse dessa pessoa são enormes.

Para que na hora da compra os consumidores se lembrem da sua empresa é preciso estar presente na vida deles, fazer parte da rotina deles e, a melhor forma de se fazer isso, ainda é o e-mail marketing.


Algumas considerações importantes sobre uma lista de e-mails

Além de tudo que foi descrito acima sobre a importância de se ter uma lista de e-mails, há também algumas considerações sobre a lista em si.

1. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que jamais se deve comprar uma lista de e-mails pronta. É preciso construí-la com os consumidores que demonstrarem interesse pelos seus produtos.

2. É importante também ter o cuidado de enviar conteúdo que realmente venha a agregar valor ao seu cliente, conteúdo que realmente o interesse, intercalando ofertas com conteúdo, como dicas ou notícias, sempre que possível.

3. Também é preciso tomar cuidado quanto à quantidade de e-mails enviados, pois quando a frequência é muito grande, a tendência é que esses e-mails acabem sendo considerados spam.

Esses três tópicos são bastante importantes, pois acabam fazendo com que muitas empresas fiquem com uma imagem ruim perante os consumidores e o mercado. Nesses casos, a campanha de e-mail marketing, que deveria aumentar o número de vendas, acaba apenas atrapalhando.

Se você ainda não tem lista de e-mails não perca mais tempo, agora você já sabe que essa estratégia pode ajudar muito no crescimento do seu negócio e também no aumento do número de vendas da sua empresa.

Última modificação em Quarta, 11 Janeiro 2017 18:09
Rafael Carmo

Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.

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