Remarketing do Facebook, aprenda
Atualmente existem muitas ações e estratégias de marketing, algumas delas para atrair os clientes em potencial, outras para transformá-los em leads, para engajá-los e, finalmente, algumas voltadas para que esses clientes em potencial, de fato, comprem de sua empresa.
Em meio a todas essas etapas, existem clientes que chegam ao seu site, visualizam seus produtos ou serviços e, por algum motivo, acabam não finalizando a compra. É exatamente para tratar desse tipo de situação que surgiu o remarketing.
Por definição, o remarketing é justamente isso, um tipo de anúncio que tem como principal objetivo alcançar clientes que já visitaram seu site, mas que ainda não converteram.
Para não perder esses clientes, é possível que os mesmos anúncios que ele visualizou em seu site sejam exibidos para ele novamente em outros sites.
Neste artigo, portanto, você vai saber tudo o que precisa sobre o remarketing, desde o que é o remarketing, como ele funciona e quais são os benefícios que optar pelo remarketing de Facebook pode trazer a sua empresa.
Remarketing de Facebook
No Facebook a possibilidade de trabalhar com anúncios de remarketing foi anunciada no ano de 2012.
A lógica aqui é exatamente a mesma do que no remarketing do Google, por exemplo. Quando um cliente em potencial acessa seu site, ele passará a ver os anúncios vistos em seu site também em sua página da rede social.
O remarketing do Facebook é muito menor do que o do Google em termos de alcance, já que o do Google pode exibir os anúncios em milhões de site, dos mais diferentes segmentos e nichos.
No entanto, ele também tem se mostrado muito efetivo. Pois como se sabe, os brasileiros têm o segundo maior número de internautas conectados à rede, só ficando atrás dos Estados Unidos.
Além disso, como se sabe, o Facebook já é a rede social mais utilizada no Brasil. Sendo que quase a metade dos brasileiros já tem acesso a ela.
Benefícios do remarketing do Facebook
Um dos grandes benefícios de se optar por essa estratégia é saber que o cliente em potencial tem interesse em seu produto, pois ele já esteve em seu site.
A ideia, portanto é a de não deixar que esse cliente desista, de vez, de fazer a compra em seu site ou não acabe optando por comprar de seu concorrente, já que provavelmente existem diversas empresas que oferecem produtos parecidos com os seus.
Para isso, nada melhor do que lembrá-lo da sua marca e da excelente solução que você apresenta para ele com seus produtos.
Segundo estimativas, 95% dos clientes não fecha o negócio na primeira vez que visualizam um determinado produto.
Com o remarketing, além de fazer com que ele lembre do seu produto, é possível também induzir novas visitas e, consequentemente, convencer o cliente a realizar a compra do seu produto.
Ainda segundo estimativas, os visitantes que voltam a seu site por meio do remarketing têm 70% mais probabilidade de comprar do que aqueles que chegam ao seu site pela primeira vez.
Além disso, os anúncios de remarketing de Facebook têm taxas de clique mais de 20 vezes maiores do que os anúncios de remarketing pela web.
E, por último, mas não menos importante, os anúncios de remarketing do Facebook também apresentam um preço bem acessível, assim como as outras opções de anúncios da rede.
Como utilizar o remarketing do Facebook
A utilização do remarketing do Facebook não é complicada, mas envolve algumas etapas.
Para começar é preciso criar um novo anúncio no Facebook Ads. O próximo passo é definir um público personalizado, nesse caso, você deverá escolher a opção “tráfego no site”.
Depois é preciso ainda definir entre qualquer pessoa que visite seu site, pessoas que visitem páginas específicas ou ainda pessoas que não visitam seu site em determinado período.
É preciso também escolher o número de dias que as pessoas deverão visualizar seu anúncio após visualizarem seu site.
Depois de acabar de configurar seu anúncio, será necessário colocar o código do pixel de remarketing em seu site. É importante ressaltar que o procedimento aqui depende muito do tipo de sistema utilizado na criação do site.
O último passo é criar os anúncios de remarketing. É só após todos os passos acima que você pode finalmente escolher a imagem e os textos do anúncio.
Pronto, agora você já descobriu o que é o remarketing do Facebook e já entendeu porque ele é tão importante para sua estratégia de marketing digital. Agora é só criar seus anúncios de remarketing e vender muito mais.
Não se esqueça de dividir nos comentários sua experiência com o remarketing do Facebook ou suas dúvidas sobre este assunto, nós, da Informatiza, ficaremos muito felizes em ouvi-lo e ajudá-lo!
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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