Loja Virtual x Loja Física. Qual a melhor?
Hoje, ao abrir uma nova empresa, uma das maiores dúvidas do empreendedor está relacionada à opção de se construir uma loja física ou virtual.
Pensando nisso, para ajudar você que talvez esteja com esta dúvida, preparamos este artigo, no qual você encontrará algumas vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções.
1. Alcance
Uma das principais diferenças entre optar por uma loja física e uma loja virtual é a questão do alcance geográfico.
Enquanto o alcance de uma loja física fica concentrado à região em que essa loja está localizada, uma loja virtual tem um alcance muito maior, já que com um e-commerce é possível ter clientes em todo o território nacional e até mesmo em outros países.
Nesse aspecto, portanto ter uma loja virtual se mostra a melhor opção para uma empresa que deseje crescer e alcançar uma boa posição no mercado nacional.
2. Custos
Em relação aos gastos e custos, sabe-se que ao abrir uma loja física eles são muito mais elevados do que ao abrir uma loja virtual.
Isso porque ao abrir uma loja física um empreendedor terá gastos, como por exemplo, pagamento de funcionários, aluguel de um imóvel, contas desse imóvel, impostos, móveis e decoração etc.
Ao optar por uma loja virtual, sem dúvidas também haverá diversos gastos, como criação e manutenção do e-commerce e impostos. No entanto, os gastos mais substanciais, como aluguel e pagamento de funcionários serão muito menores.
Um grande benefício disso tudo é que os custos também afetam na hora de repassar esses valores para o consumidor e, é por isso que normalmente é possível encontrar um mesmo produto com menor preço em lojas virtuais.
Sendo assim, em relação aos custos ter uma loja virtual também se mostra a melhor opção.
3. Facilidade e comodidade
Outros grandes benefícios de se ter uma loja virtual são a comodidade e a facilidade, coisas que hoje são extremamente valorizadas pelos consumidores.
Hoje, mais da metade dos consumidores brasileiros preferem comprar em uma loja virtual, do que ir até uma loja física para comprar o mesmo produto.
Para comprar numa loja física, o consumidor precisa se locomover até a loja, gasta gasolina, muitas vezes paga por um estacionamento, espera na fila para ser atendido etc.
Por tudo isso, os consumidores acabam optando pelo caminho mais fácil, que é comprar do conforto do próprio lar, pois como já foi dito, ele encontrará produtos mais baratos e também poderá economizar tempo e dinheiro de outras formas.
As lojas virtuais já são a opção favorita de muitos consumidores e a tendência é que esse número só cresça, portanto, oferecer esse tipo de serviço aos consumidores pode ser a melhor opção neste momento.
4. Disponibilidade
Outro grande benefício de se optar por uma loja virtual é a questão da disponibilidade. Uma loja física costuma trabalhar em horários pré-definidos e normalmente fica aberta entre 8 e 12 horas diárias, nos dias de semana.
No entanto, uma loja virtual está sempre aberta, 24 horas por dia. Portanto, independente do horário de trabalho do consumidor, a loja virtual estará sempre disponível.
Dessa forma, a loja virtual aumenta muito suas chances de venda, tanto pelo fato de que consegue vender mesmo para pessoas que tenham uma rotina extremamente atarefada.
Quanto porque se um consumidor decide comprar um produto fora do horário comercial, se ele for esperar o horário comercial do dia seguinte para comprar seu produto, as chances dele desistir são muito maiores.
O que não ocorre se a loja estiver disponível no momento que ele decide fazer a compra, como ocorre com as lojas virtuais.
5. Insegurança
Quando o assunto é insegurança a loja física, no entanto, se mostra a melhor opção. Isso porque ao ter um produto nas mãos e poder vê-lo diretamente, a insegurança do consumidor é muito menor.
Ao comprar numa loja virtual o consumidor precisará visualizar fotos, pesquisar informações e até mesmo saber a opinião de outros consumidores para se sentir mais seguro e efetuar a compra.
6. Ansiedade
Outra desvantagem de se ter uma loja virtual é ter de lidar com a ansiedade dos consumidores.
Enquanto numa loja física, na maioria das vezes, o cliente já sai da loja com seu produto. Na loja virtual não é tão simples assim.
O produto precisará ser enviado para o consumidor, o que acaba sempre gerando ansiedade. Para lidar com isso será preciso adotar algumas medidas e ferramentas, como um sistema de rastreamento, um SAC rápido e que realmente resolva as dúvidas do consumidor.
Como você deve ter percebido, ter uma loja virtual e ter uma loja física são duas coisas muito diferentes e cada uma delas exige certos cuidados específicos.
Ambas as opções apresentam suas vantagens e desvantagens, no entanto, acreditamos que a loja virtual é muito mais adequada para satisfazer as necessidades do consumidor atual.
Como você leu neste artigo, ela oferece uma série de benefícios para o consumidor como praticidade, rapidez, conforto, comodidade e até mesmo melhores preços. E não é em vão que nos últimos anos mais de 60% dos consumidores têm optado por fazer suas compras online.
E você concorda conosco? Deixe sua opinião nos comentários. E se você quiser saber mais sobre nossos serviços de criação de lojas virtuais, solicite hoje mesmo um orçamento.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.