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Recurso de compra liberado no Instagram

A plataforma queridinha dos brasileiros ganhou um novo recurso que promete aumentar ainda mais o número de usuários.

Além de todos os recursos que já estavam disponíveis na rede social, o Instagram anunciou no início de 2018 o lançamento do recurso de compras na plataforma.

Se você está um pouco fora das notícias e quer saber exatamente como funciona esse novo recurso, não perca mais um minuto.

Vamos lá?

Abrindo um novo negócio

A possibilidade de ter um novo negócio em um formato simples e com o controle nas pontas dos dedos pode parecer uma possibilidade de outro mundo.

Porém, o avanço da tecnologia tem mostrado que isso pode estar bem próximo de você.

A possibilidade de fazer um negócio de pequeno ou médio porte chamam a atenção de qualquer empreendedor e você, pode ser um dos primeiros da fila.

O Instagram é uma das plataformas que já deu o pontapé inicial de novos negócios em vários países e que, no Brasil, ainda tem aquele cheiro de carro novo.

Com a abertura do recurso de compras do Instagram liberado, você acaba de ganhar uma vitrine online através dos posts, você sendo vendedor ou comprador.

A ideia é ter a possibilidade de usar o Instagram como um local de comercialização dos mais diversos produtos.

Se você parar para pensar, essa plataforma já é usada como um meio de difundir a moda, lojas, roupas, calcados, joias, viagens e uma infinidade de produtos 

Com isso, fica fácil de entender porque a plataforma é ideal para a venda de produtos ou serviços.

Recurso liberado

Talvez você esteja pensando que, ao olhar o feed do Instagram, já viu várias pessoas vendendo diversos produtos e, por isso, não entende bem, essa liberação de vendas.

Calma, você ainda não viu tudo.

Ao liberar o recurso de venda, a plataforma do Instagram passa a oferecer outros recursos que estavam indisponíveis e que vão facilitar a vida de quem está vendendo ou comprando. 

A ideia é apostar na interação, que a rede social já tem, e apostar na criatividade.

Esse recurso é totalmente gratuito, o que incentiva ainda mais o início de um novo negócio.

Uma das maiores vantagens desse recurso é a possibilidade de usar etiqueta com os valores dos produtos.

Dessa forma, você pode postar uma foto de um look completo, por exemplo, e ir colocando as etiquetas para que os possíveis compradores saibam exatamente o preço de cada peça.

É importante pensar que a plataforma vai funcionar como a vitrine da sua loja, por isso, todas as informações são importantes.

Pensando nisso, a plataforma anexou junto a etiqueta, a possibilidade de colocar opções e informações do produto.

Isso significa que, quando o cliente tocar na etiqueta, vai ter acesso ao tecido, tamanho, cores e outras informações disponíveis.

Tudo isso de uma forma interativa como só o Instagram sabe fazer.

Como fazer um Instagram de vendas

Para começar a venda através do recurso do Instagram, é preciso criar ou transformar um perfil do Instagram em um perfil comercial.

Além disso, logo de início, você vai precisar publicar 9 posts. Já que apenas dessa forma a aba de compras é ativada.

O processo é bem simples, basta entrar no perfil (ou criar um) e ir para a página inicial (a do perfil).

Em seguida você clica naqueles três pontinhos que ficam no canto superior direito.

Rolando para baixo você vai encontrar a opção “Cadastrar-se para um perfil comercial” ou “Mudar para o perfil comercial”.

Escolhendo a melhor opção para você, basta clicar e começar a postar.

Turbinando as vendas do Instagram

Como qualquer novo negócio, existem algumas dicas que podem te ajudar a começar a vender na plataforma.

Ainda que o Instagram seja simples, seguir algumas ideias pode fazer com que você dê aquele up nos negócios.

- Escolha de fotos

Supondo que você já tenha ideia do que vender, é preciso ter um cuidado para fazer a escolha de fotos.

Isso porque o Instagram está cheio de fotos maravilhosas e que chamam a atenção.

A dica é escolher fundos escuros (se o produto for claro) e cores claras (se o produto for de cor escura).

Tire várias e escolha bem antes de postar.

- Cuidado com os filtros

Os filtros são grandes aliados nas fotos do Instagram, mas dê preferência para a cor natural do que está sendo vendido.

Por isso, sempre tire fotos nítidas e use o filtro para mostrar complementar a sua foto.

- Público alvo

Se o seu produto tem um público alvo, como gestantes, crianças ou adolescentes esteja sempre por dentro daquilo que eles gostam.

Crianças e as mães das crianças, quase sempre, preferem roupas e produtos coloridos, que mostrem felicidade. 

Já os adolescentes se preocupam mais com a moda atual, com aquilo que é novo e que poucos vão ter.

Para o público adolescente uma boa dica de venda é investir em produtos vendidos sob encomenda ou produtos exclusivos.

- Interação

Uma das maiores vantagens do Instagram é a possibilidade de interação.

Por isso, abuse dos stories, poste vídeos e faça boomerangs.

Todas essas opções vão dar um ar atual e despojado para a sua vitrine e vai chamar, ainda mais, a atenção de um público cada vez maior.

- Seja você mesma

As redes sociais e as vitrines de lojas (virtuais ou não) estão repletas de produtos iguais e que pouco atraem os clientes.

A autenticidade é uma das armas mais poderosas que devem ser usados no comércio através do Instagram.

Por isso, busque sempre melhorar, mas não se deixe guiar por aquilo que já é encontrado aos montes no mercado.

Um método que faz cada vez mais sucesso são posts de venda com enquetes, em lugares abertos, simples e naturais, modelos que se parecem com o público e fazendo algo comum.

Conclusão

A opção de venda através do Instagram é a chance de você dar aquele pontapé inicial no seu negócio e deixar de lado toda a ideia de que não vai dar certo.

Pare agora mesmo de esperar.

Última modificação em Segunda, 07 Mai 2018 11:37
Rafael Carmo

Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.

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