Recurso de compra liberado no Instagram
A plataforma queridinha dos brasileiros ganhou um novo recurso que promete aumentar ainda mais o número de usuários.
Além de todos os recursos que já estavam disponíveis na rede social, o Instagram anunciou no início de 2018 o lançamento do recurso de compras na plataforma.
Se você está um pouco fora das notícias e quer saber exatamente como funciona esse novo recurso, não perca mais um minuto.
Vamos lá?
Abrindo um novo negócio
A possibilidade de ter um novo negócio em um formato simples e com o controle nas pontas dos dedos pode parecer uma possibilidade de outro mundo.
Porém, o avanço da tecnologia tem mostrado que isso pode estar bem próximo de você.
A possibilidade de fazer um negócio de pequeno ou médio porte chamam a atenção de qualquer empreendedor e você, pode ser um dos primeiros da fila.
O Instagram é uma das plataformas que já deu o pontapé inicial de novos negócios em vários países e que, no Brasil, ainda tem aquele cheiro de carro novo.
Com a abertura do recurso de compras do Instagram liberado, você acaba de ganhar uma vitrine online através dos posts, você sendo vendedor ou comprador.
A ideia é ter a possibilidade de usar o Instagram como um local de comercialização dos mais diversos produtos.
Se você parar para pensar, essa plataforma já é usada como um meio de difundir a moda, lojas, roupas, calcados, joias, viagens e uma infinidade de produtos
Com isso, fica fácil de entender porque a plataforma é ideal para a venda de produtos ou serviços.
Recurso liberado
Talvez você esteja pensando que, ao olhar o feed do Instagram, já viu várias pessoas vendendo diversos produtos e, por isso, não entende bem, essa liberação de vendas.
Calma, você ainda não viu tudo.
Ao liberar o recurso de venda, a plataforma do Instagram passa a oferecer outros recursos que estavam indisponíveis e que vão facilitar a vida de quem está vendendo ou comprando.
A ideia é apostar na interação, que a rede social já tem, e apostar na criatividade.
Esse recurso é totalmente gratuito, o que incentiva ainda mais o início de um novo negócio.
Uma das maiores vantagens desse recurso é a possibilidade de usar etiqueta com os valores dos produtos.
Dessa forma, você pode postar uma foto de um look completo, por exemplo, e ir colocando as etiquetas para que os possíveis compradores saibam exatamente o preço de cada peça.
É importante pensar que a plataforma vai funcionar como a vitrine da sua loja, por isso, todas as informações são importantes.
Pensando nisso, a plataforma anexou junto a etiqueta, a possibilidade de colocar opções e informações do produto.
Isso significa que, quando o cliente tocar na etiqueta, vai ter acesso ao tecido, tamanho, cores e outras informações disponíveis.
Tudo isso de uma forma interativa como só o Instagram sabe fazer.
Como fazer um Instagram de vendas
Para começar a venda através do recurso do Instagram, é preciso criar ou transformar um perfil do Instagram em um perfil comercial.
Além disso, logo de início, você vai precisar publicar 9 posts. Já que apenas dessa forma a aba de compras é ativada.
O processo é bem simples, basta entrar no perfil (ou criar um) e ir para a página inicial (a do perfil).
Em seguida você clica naqueles três pontinhos que ficam no canto superior direito.
Rolando para baixo você vai encontrar a opção “Cadastrar-se para um perfil comercial” ou “Mudar para o perfil comercial”.
Escolhendo a melhor opção para você, basta clicar e começar a postar.
Turbinando as vendas do Instagram
Como qualquer novo negócio, existem algumas dicas que podem te ajudar a começar a vender na plataforma.
Ainda que o Instagram seja simples, seguir algumas ideias pode fazer com que você dê aquele up nos negócios.
- Escolha de fotos
Supondo que você já tenha ideia do que vender, é preciso ter um cuidado para fazer a escolha de fotos.
Isso porque o Instagram está cheio de fotos maravilhosas e que chamam a atenção.
A dica é escolher fundos escuros (se o produto for claro) e cores claras (se o produto for de cor escura).
Tire várias e escolha bem antes de postar.
- Cuidado com os filtros
Os filtros são grandes aliados nas fotos do Instagram, mas dê preferência para a cor natural do que está sendo vendido.
Por isso, sempre tire fotos nítidas e use o filtro para mostrar complementar a sua foto.
- Público alvo
Se o seu produto tem um público alvo, como gestantes, crianças ou adolescentes esteja sempre por dentro daquilo que eles gostam.
Crianças e as mães das crianças, quase sempre, preferem roupas e produtos coloridos, que mostrem felicidade.
Já os adolescentes se preocupam mais com a moda atual, com aquilo que é novo e que poucos vão ter.
Para o público adolescente uma boa dica de venda é investir em produtos vendidos sob encomenda ou produtos exclusivos.
- Interação
Uma das maiores vantagens do Instagram é a possibilidade de interação.
Por isso, abuse dos stories, poste vídeos e faça boomerangs.
Todas essas opções vão dar um ar atual e despojado para a sua vitrine e vai chamar, ainda mais, a atenção de um público cada vez maior.
- Seja você mesma
As redes sociais e as vitrines de lojas (virtuais ou não) estão repletas de produtos iguais e que pouco atraem os clientes.
A autenticidade é uma das armas mais poderosas que devem ser usados no comércio através do Instagram.
Por isso, busque sempre melhorar, mas não se deixe guiar por aquilo que já é encontrado aos montes no mercado.
Um método que faz cada vez mais sucesso são posts de venda com enquetes, em lugares abertos, simples e naturais, modelos que se parecem com o público e fazendo algo comum.
Conclusão
A opção de venda através do Instagram é a chance de você dar aquele pontapé inicial no seu negócio e deixar de lado toda a ideia de que não vai dar certo.
Pare agora mesmo de esperar.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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