Instagram lança nova funcionalidade que funciona como TV
O Instagram lançou nesta quinta-feira (21) a nova extensão do aplicativo, o IGTV (Instagram TV). Através dessa funcionalidade é possível assistir vídeos de duração mais longa, em canais de conteúdos produzidos pelos próprios usuários do aplicativo.
Durante o lançamento do novo aplicativo, o CEO da companhia afirmou que o IGTV foi desenvolvido como uma maneira de melhorar a forma como assistimos vídeos na televisão tradicional.
"Assim como acontece ao ligar a TV, o IGTV começa a tocar assim que você abre o aplicativo. Você não precisa pesquisar para começar a assistir o conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses", explicou.
O que é o IGTV
A principal inovação do Instagram é o IGTV, um aplicativo que permite que os usuários da rede social criem e compartilhem seus próprios vídeos com uma duração mais longa do que a já existente.
Com ela, cada perfil poderá ter o seu próprio canal de TV com vídeos verticais e de duração de até 10 minutos para quem não tem muitos seguidores.
Aquelas pessoas que contam com um perfil maior, poderão fazer gravações mais longas, por enquanto.
De acordo com os responsáveis pelo novo aplicativo, essa restrição de tempo será por um período limitado, logo qualquer pessoa poderá fazer gravações muito mais longas.
Mas engana-se quem pensa que a criação deste aplicativo foi pensada de maneira aleatória.
O objetivo do Instagram é de captar mais usuários que assistem vídeos no YouTube e no Snapchat, para ganhar mais tráfego e engajamento.
Através do IGTV os criadores de conteúdo terão mais oportunidade de divulgar o seu trabalho na rede social, que atualmente possui 1 bilhão de usuários em todo o mundo.
Com essa funcionalidade, cada perfil do Instagram pode ter seu próprio canal e divulgar suas opiniões.
Principais funcionalidades do aplicativo
Ao acessar o IGTV, os usuários irão ver automaticamente os canais que eles seguem, sendo possível navegar entre as categorias “Popular”, “Para você”, “Seguindo” e “Continuar assistindo” na guia superior do aplicativo.
O aplicativo é bastante dinâmico, nele os usuários podem deslizar a tela para cima para terem acesso a conteúdos recomendados de acordo com as preferências da conta.
Os vídeos dos canais também podem ser curtidos, comentados e compartilhado pelos amigos via direct do Instagram.
As notificações de novos vídeos do canal serão enviadas diretamente para a conta do perfil de cada usuário, que será informado sempre que houver novidades.
Os usuários podem assistir aos vídeos dentro do próprio Instagram. Para isso, é só dar um clique no ícone do IGTV, na parte superior do aplicativo.
Além disso, ainda podem fazer o download do IGTV que está disponível para celulares nas versões Android e iPhone (iOS)
IGTV é lançado para competir com YouTube da Google
O lançamento desse novo aplicativo do Instagram tem como principal objetivo concorrer com a maior plataforma de vídeos online da internet, o YouTube da Google.
As diferenças das funcionalidades entre ambas são evidentes, pois é perceptível a melhoria da experiência em assistir vídeos, proporcionada pelo Instagram através do IGTV.
De acordo com o Instagram, os vídeos podem ser assistidos pelos usuários no sentido vertical evitando a necessidade deles ajustarem a tela do smartphone, como acontece no YouTube.
Esse recurso foi desenvolvido para melhorar a experiência do usuário e estimular o uso do IGTV para gravar e compartilhar vídeos, sem a preocupação de desenvolver um conteúdo com qualidade profissional.
Outra diferença que evidencia a concorrência entre ambos é o fato de que os vídeos desse aplicativo do Instagram são iniciados imediatamente e os usuários podem comentar e curtir, sem a necessidade de criar uma conta no IGTV.
Esse recurso faz com que o aplicativo supere o YouTube no quesito interação, uma vez que a rede social exige que o usuário esteja inscrito para interagir no canal.
A monetização no IGTV
O aplicativo ainda não oferece nenhum espaço para propagandas ou outras formas de monetizar os conteúdos, o que ocorre com grande frequência no YouTube.
Contudo, a viabilidade da inclusão dessa funcionalidade está sendo analisada pelos criadores do aplicativo, não sendo descartada totalmente pelo Instagram que pode vir a desenvolvê-la nos próximos meses.
Especialistas especulam, que caso o Instagram ofereça uma rentabilização maior do que aquela disponibilizada pelo YouTube aos criadores de conteúdo, a concorrência entre essas redes sociais ficará mais acirrada.
Afinal, esses influenciadores vivem em constante conflito com o sistema de monetização e os algoritmos de visibilidade oferecidos pelas redes sociais.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.