Saiba a importância do marketing pessoal
Hoje, sem sombra de dúvidas, o marketing pessoal é uma ferramenta indispensável para a carreira e o crescimento profissional de todas as pessoas. Sem ele, fica muito mais complicado alcançar o sucesso profissional.
Hoje é muito comum ouvir ditados populares como: “o que não é visto não é lembrado” e “a propaganda é a alma do negócio”. Ditados esses que fazem sentido não apenas para as empresas, mas também em nível pessoal.
O que é marketing pessoal?
Pode-se definir o marketing pessoal como sendo um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo melhorar sua imagem pessoal.
Ou seja, a idéia do marketing pessoal é destacar seus pontos fortes e suas qualidades, de modo que isso faça com que as pessoas ao seu redor lhe enxerguem da melhor maneira possível.
Por que o marketing pessoal é tão importante?
Quando se fala em marketing pessoal, muitos cometem o erro de pensar de forma superficial sobre o tema. No entanto, o marketing pessoal é muito mais do que apenas as roupas que se usa ou a maneira como se fala.
O marketing pessoal envolve também aspectos como a postura física, a maneira como alguém se comporta e age diante de outras pessoas, o tom de voz que se utiliza e, até mesmo, as atitudes dessa pessoa.
Sendo assim, ele é muito importante na hora de potencializar os relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais. Isso porque ele ajuda a construir uma imagem compatível com os objetivos pré-definidos de cada um.
Portanto, seja para conseguir um novo emprego, uma nova parceria para o seu negócio, ou ainda para melhorar o relacionamento com os seus clientes, o marketing pessoal é indispensável.
Como melhorar a sua imagem usando o marketing pessoal?
Abaixo, você confere algumas dicas de como pode utilizar o marketing pessoal para melhorar a sua imagem.
• Tenha um objetivo claro em mente
O primeiro passo é saber exatamente aonde você quer chegar e de que forma o marketing pessoal pode ajudar com isso.
Por exemplo, se você tem uma empresa que oferece serviços e quer aumentar o seu número de consumidores. É preciso mostrar aos seus clientes que você está sempre disposto a tirar dúvidas e propor soluções para eventuais problemas que possam surgir.
Dessa forma, você estará construindo uma imagem de alguém pró-ativo e em quem se pode confiar e, como conseqüência disso, você irá melhorar seu relacionamento com os clientes.
• Seja visto
Como já foi dito no início desse texto: “o que não é visto, não é lembrado” e, nesse caso: “quem não é visto não é lembrado”.
Se você quer que as pessoas se lembrem de você, é preciso que elas o vejam. E, se você é a “cara” do seu negócio, o marketing pessoal também pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa.
• Tenha algo só seu
Qual é a sua “marca”? Ou seja, algo que te diferencia de todas as outras pessoas e que faz com que você seja único. Seja uma característica física, uma qualidade, um aspecto da sua personalidade etc.
Esse passo é muito importante, pois amarra os dois passos descritos acima, porque é essencial que sua “marca” esteja de acordo com o seu objetivo, pois ela pode te ajudar a alcançá-lo.
Além disso, esse “algo só seu” também influencia no segundo passo. Mais do que ser lembrado, ele interfere em como você será lembrado.
Agora que você já aprendeu a importância do marketing pessoal, comece a utilizá-lo em seu favor. E se você tem alguma experiência interessante sobre esse assunto, conte-me sobre ela nos comentários, assim você contribui para o crescimento pessoal dos outros leitores.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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