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Sms Marketing - conheça mais

Atualmente, quando se pensa em estratégias de marketing digital, a maioria das pessoas, sem dúvidas, irá pensar sobre as redes sociais, o marketing de conteúdo e até mesmo o e-mail marketing.

No entanto, existem outras estratégias que podem dar resultados fantásticos, desde que usadas da maneira correta, e que são muitas vezes esquecidas, como o SMS marketing.

O grande problema do SMS marketing, no entanto, é que muitas empresas utilizam essa estratégia de maneira errada, enviando mensagens numa frequência muito grande ao consumidor, ou ainda enviando mensagens que não sejam do interesse desse consumidor e, por isso, esta estratégia é mal vista por muitas pessoas e muitos empreendedores preferem não adotá-la.

No entanto, quando usado da maneira correta, o SMS marketing apresenta resultados incríveis! Muito maiores que os do e-mail marketing, por exemplo, que é reconhecido pelos bons resultados.

Alguns números sobre o SMS marketing

Antes de falar especificamente dos dados estatísticos sobre o SMS marketing, é preciso falar um pouco sobre os dados em relação aos celulares e smartphones no Brasil.

Quem tem acompanhado esse mercado nos últimos anos sabe muito bem o quanto ele tem crescido. Os dados dos últimos anos revelam, por exemplo, que a utilização da banda larga móvel já ultrapassou a utilização da banda larga fixa no Brasil.

Além disso, também não é novidade que a maior parte dos brasileiros utiliza a internet por meio do smartphone e não do computador, como antigamente.

Outro dado interessante é que o número de celulares ativos no Brasil já ultrapassou o número de habitantes há vários anos. Sendo assim, é importante pensar que o alcance do SMS ainda é muito maior do que boa parte das outras estratégias de marketing.

Deve-se levar em consideração também que enquanto o e-mail apresenta uma taxa de abertura de pouco mais de 20%, o SMS apresenta uma taxa de mais de 95% de abertura. Ou seja, a garantia de que o cliente realmente leu sua mensagem é muito maior.

Outro número bastante interessante é de que 90% das pessoas abre o SMS até 3 minutos depois de tê-lo recebido, o que também não acontece com o e-mail.

O grande benefício disso é que, como se sabe, quanto mais tempo o e-mail passe na caixa de entrada do consumidor, menor se torna a possibilidade dele abrir esse e-mail, o que não acontece com o SMS marketing.

Algumas dicas na hora de utilizar essa estratégia

Confira abaixo algumas dicas para utilizar essa estratégia da maneira correta e alavancar seus resultados.

1. Autorização

É muito importante não enviar SMS sem a autorização do seu consumidor. Essa prática, além de incomodar o consumidor, demonstra desrespeito e constrói uma imagem negativa da sua empresa.

Dessa forma, o que era para ser uma oportunidade de relacionamento e de venda para esse consumidor acaba se transformando num empecilho.

2. Utilize horário comercial

Também pode ser bastante irritante para o consumidor ficar recebendo mensagens em horários inapropriados. Além disso, no horário comercial as pessoas se sentem mais predispostas a comprar, o que também deve ser levado em consideração.

3. Personalize seus SMS

Assim como no e-mail marketing, outro fator importante é a personalização. Portanto, procure sempre se dirigir ao seu consumidor pelo nome dele. Essa simples prática faz toda a diferença no relacionamento com o seu cliente.

4. Segmente o seu público

Também é de extrema importância que você segmente o seu público e envie mensagens de acordo com o perfil de cada cliente. Dessa forma, as chances de atingi-lo são muito maiores.

5. Não exagere

Outro erro que muitas empresas cometem é o de exagerar no número de SMS enviados. Quando isso acontece, a probabilidade de você afastar o cliente é muito grande, portanto, tome cuidado e procure não exagerar no número de mensagens enviadas.

6. Cuidado com a ortografia

Assim como em todas as outras estratégias de marketing que utilizam o texto, no SMS também é muito importante tomar cuidado com a ortografia. E sobretudo, porque se trata de um texto bem curto, o que quer dizer que possíveis erros de ortografia não passarão despercebidos.

Estes erros podem custar caro, porque eles irão fazer com que o consumidor veja a empresa de uma forma ruim, pois se uma empresa não se preocupa com o próprio marketing, que é o seu cartão de visita, como confiar em adquirir seus produtos e serviços?

7. Cause uma sensação de urgência

A sensação de urgência é muito utilizada hoje em diversas técnicas do marketing digital, ela é responsável por fazer com que seu consumidor tome uma atitude rápida, o que aumenta muito as chances de conversão.

E se você tiver alguma dúvida sobre como utilizar o SMS marketing, procure se colocar no lugar do seu consumidor, isso ajudará você a perceber quais são as práticas que podem funcionar ou que podem atrapalhar o relacionamento da sua empresa com o seu consumidor.

 

Última modificação em Segunda, 24 Abril 2017 15:44
Rafael Carmo

Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.

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