Como elaborar um plano de marketing
Criar um plano de marketing é essencial para qualquer empresa atualmente. É justamente esse plano que fará com que a empresa não apenas encontre seus primeiros clientes, mas também que ela consiga crescer, se destacar no mercado e, sobretudo, sobreviver à crise econômica.
Com as facilidades e as muitas possibilidades oferecidas pelo marketing digital, atualmente muitos empreendedores acreditam que investir em apenas uma ou duas estratégias de marketing digital são suficientes.
No entanto, se você quer transformar o seu negócio num negócio de sucesso, vai precisar preparar um plano de marketing em algum momento. Veja abaixo quais são os passos essenciais para elaborar um bom plano de marketing.
1. Conheça o seu produto/serviço e os seus concorrentes
O primeiro passo é conhecer muito bem aquilo que você irá oferecer. Essa etapa, apesar de parecer bastante simples, vai fazer toda a diferença lá na frente.
É muito importante que você saiba muito bem o que está oferecendo e que você saiba quais são os diferenciais em relação aos produtos oferecidos pelos seus concorrentes.
Conhecer seus concorrentes e o que eles oferecem também ajuda muito, pois você será capaz de diferenciar o seu produto dos outros, o que ajudará muito na hora de estabelecer como você poderá atingir estes clientes.
2. Conheça o mercado e seu público-alvo
Também é muito importante conhecer o mercado do produto ou serviço que você está oferecendo.
Nessa etapa algumas perguntas são importantes, como por exemplo: Esse mercado movimenta bastante dinheiro? As possibilidades de venda são para o grande público ou para um segmento limitado de pessoas?
Quem são seus consumidores em potencial? Qual a idade deles? Eles comprarão seu produto durante o ano todo, ou você terá uma queda nas vendas em algum período do ano?
Tudo isso também é muito importante para que você possa definir quais serão as estratégias utilizadas posteriormente.
3. Defina suas estratégias
O terceiro passo é definir quais serão as estratégias que você irá utilizar. Nesta etapa todas as informações recolhidas nas etapas anteriores serão de grande ajuda.
Você deve definir as estratégias pensando na possibilidade de mercado específico para o seu produto e no seu consumidor em potencial. É preciso se perguntar quais são as estratégias que farão você alcançar este público.
Além disso, nessa etapa também é importante que você saiba qual o seu objetivo com este plano de marketing. Muitas vezes, o objetivo do plano de marketing é apenas concretizar as vendas, por exemplo.
No entanto, para uma empresa que está iniciando suas atividades, o ideal é definir um plano que consiga alcançar todas as etapas do funil de vendas, desde o momento em que o cliente toma conhecimento da sua empresa, passando pela construção de um relacionamento e, por fim, pela venda em si.
4. Defina um cronograma
A seguir, você deve definir um cronograma, ou seja, quanto tempo você levará para aplicar essas estratégias, no geral, e também para aplicar cada uma dessas estratégias separadamente.
Apesar de o marketing precisar ser constantemente trabalhado, é muito comum que com o tempo e os resultados, você precise modificar tanto os seus objetivos, quanto o planejamento em si.
Portanto, é importante além de saber o que você espera com cada uma dessas estratégias, em quanto tempo você espera ter resultados com elas.
5. Defina seu orçamento
O próximo passo é definir seu orçamento e saber quanto você irá gastar no prazo estipulado no cronograma.
Você também deve definir quanto irá gastar com cada estratégia, dando prioridade àquelas que mais se adéquem ao seu público e ao seu produto.
Hoje, o grande benefício do marketing digital, no entanto, é que a maioria das estratégias pode ser desenvolvida gastando muito pouco, ou em alguns casos, não gastando nada, desde que o próprio empresário tenha tempo e um pouco de conhecimento para desenvolvê-las.
Esses são os passos essenciais para desenvolver um plano de marketing. É muito importante entender, no entanto, que aquilo que você espera ao iniciar um novo negócio, nem sempre é o que acontece na prática.
Muitas empresas, por exemplo, iniciam suas atividades pensando num determinado público-alvo e, na prática, acabam atingindo outro tipo de consumidor. Por isso, é muito importante entender que um plano de marketing nunca deve ser estático.
Ou seja, ao começar a aplicá-lo a empresa deverá constantemente acompanhar todos os resultados desse plano na prática e, quando e se necessário, modificá-lo e atualizá-lo.
Além disso, depois do fim do cronograma é sempre muito importante analisar todos os dados coletados e refazer o plano levando em consideração tudo o que foi avaliado, como por exemplo, quais estratégias funcionam melhor e se o orçamento está adequado.
Dessa forma, as chances de aumentar ainda mais as vendas com as próximas campanhas de marketing se tornam muito maiores.
Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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