Você utiliza o marketing da esperança ou possui boas estratégias?
Um ótimo produto ou serviço não se vende sozinho. Não basta oferecer a melhor qualidade para os seus futuros clientes e esperar que as vendas apareçam.
Boas estratégias de marketing são fundamentais para que seus prospectos descubram que você oferece exatamente a solução de que eles precisam.
Por isso, é melhor deixar o marketing de esperança de lado e apostar em práticas mais modernas e ações que atraiam, conquistem e fidelizem clientes para o seu negócio.
O que é marketing da esperança?
Imagine uma linda loja de decoração que possui em suas prateleiras as mais belas peças para enfeitar diversos ambientes. Tudo organizado impecavelmente e com funcionários qualificados para atender os clientes.
O proprietário da loja está orgulhoso do seu trabalho e fica na loja esperando os seus futuros consumidores aparecerem. Mas eles não entram na loja.
É provável que um estabelecimento assim consiga alguns clientes por conta da sua vitrine, mas é muito difícil sobreviver por um longo tempo, já que a clientela será limitada apenas a quem vê a loja.
Isso é marketing da esperança, oferecer algo interessante e ficar esperando as vendas caírem. O dono do negócio pode até ter planejado fazer grandes investimentos e esperar um bom retorno, mas não tem uma boa estratégia de marketing para que isso aconteça.
Como desenvolver boas estratégias para atrair clientes?
O tempo da esperança passou, o comportamento dos consumidores mudou e eles se ficam cada vez mais exigentes.
É preciso ir além do tradicional e oferecer mais do que um bom produto ou serviço. Os clientes criaram o hábito de pesquisar na internet antes de decidir pela compra de um determinado item.
Hoje em dia é muito fácil ficar por dentro das opções de produtos, suas qualidades, preços e opiniões de consumidores. A maioria das pessoas fazem consultas na web antes de tomar suas decisões.
Retomando o nosso exemplo da loja de decoração, imagine que você está procurando ideias para decorar o seu escritório e encontra no Google um blog de uma marca que mostra várias dicas de como arrumar o ambiente de trabalho.
Nesse blog, aparecem vários produtos bonitos e alguns deles combinam muito com o seu estilo, você ficaria inclinado a comprar nessa loja, não é?
Um site profissional e otimizado, com várias informações relevantes, por exemplo, é uma excelente maneira de ser encontrado por clientes interessados no seu produto.
Oferecer conteúdo de valor para o seu público-alvo fará com que vários futuros clientes encontrem você sem nunca ter passado perto da sua loja. Para que isso aconteça, além de textos, imagens, vídeos e dicas importantes, você deve estar preparado para aparecer nos mecanismos de busca (saiba como fazer isso AQUI).
Outra ação muito importante para atrair clientes é ter presença nas redes sociais. Além de poder oferecer diversos formatos de conteúdo, você terá maiores chances de aumentar o seu alcance, já que as pessoas gostam de compartilhar postagens com os amigos.
Aparecer na internet é importante para qualquer tipo de negócio, mesmo que seja uma loja física que funciona em uma cidade pequena. Isso porque, quando alguém pesquisa algo relacionado ao seu ramo de atuação, poderá encontrar a sua marca.
Se o cliente perceber que essa marca é profissional, tem conteúdos que o ajudaram a resolver um problema e que oferece soluções perfeitas para ele, é bem provável que ele compre de você. E não faltam futuros clientes assim navegando pela internet.
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Rafael Carmo
Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.
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