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Utilize o Facebook para alavancar suas vendas

O marketing de mídias sociais é uma das estratégias mais usadas pelas empresas dos mais diversos setores e tamanhos. E o grande foco das ações é, claro, a maior rede social do mundo, o Facebook.

Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, o gigante social viu o seu faturamento explodir e contrariou todas as previsões que afirmaram que seu declínio começaria a acontecer a partir de 2015.

O Facebook é uma plataforma com grande variedade de entretenimento e informação, o que faz com que as pessoas se engajem com facilidade, tanto em causas ideológicas e sociais, quanto em relação a marcas e negócios.

A interação do público com as empresas tende a permanecer em alta por muito tempo, fazendo o faturamento de diversos empreendimentos aumentarem significativamente.

Há duas formas básicas de aumentar a sua receita usando o Facebook: de forma orgânica ou usando a plataforma de anúncios, o Facebook Ads.


Como usar o Facebook de forma orgânica?

O Facebook não é um mecanismo de busca, mas mesmo assim é possível ter um bom alcance de forma gratuita.

O feed de notícias dos usuários apresenta postagens de amigos, de páginas curtidas e também os posts patrocinados. Como a quantidade de conteúdos só aumenta, o Facebook restringiu um pouco esse alcance, mas ele ainda é interessante.

A rede social é uma fonte de informações rápidas e dinâmicas, para atrair o seu público-alvo é preciso oferecer conteúdo específico, relevante e em forma de dicas rápidas.

Uma ótima maneira de conseguir isso é divulgar vídeos curtos sobre algum assunto que desperte grande interesse e curiosidade, do tipo que dá vontade de compartilhar com os amigos.

É importante que o vídeo seja incorporado no próprio Facebook, já que ele prioriza conteúdo próprio das fanpages em vez de links oriundos de outras plataformas.

Há bastante interação também com imagens contendo dicas rápidas ou ilustrando algum pequeno texto linkado. Experimente variar os formatos das publicações e analise qual gera mais engajamento dos seus seguidores.

Para aumentar a participação do público, deve-se usar uma call to action (chamada para ação) no final da postagem, convidando para compartilhar o conteúdo, marcar algum amigo ou fazer um comentário.

Colocar o endereço do seu site, ou um link de uma promoção de vendas nas postagens com dicas e notícias, também ajuda muito a divulgar o seu negócio. (Saiba mais sobre marketing de conteúdo AQUI )


Como usar o Facebook Ads?

A plataforma de anúncios do Facebook possui grandes vantagens sobre outras formas de divulgar um negócio, como, por exemplo:

• Baixo custo por clique
• Investimento mínimo muito pequeno
• Alto poder de segmentação
• Anúncios para celular
• Anúncios para Instagram
• Anúncios com imagem ou vídeo

Dependendo do público e do que você for anunciar, poderá optar por uma imagem, várias imagens em carrossel ou vídeo.

As opções de segmentação são um grande diferencial do Facebook Ads, já que é possível direcionar posts patrocinados para pessoas com diferentes idades, interesses, localização geográfica e escolaridade.

Você pode escolher segmentar os seus anúncios de acordo com o seu público-alvo, ou sua persona, dependendo do tipo de promoção que for fazer.

Para isso, considere também que quanto maior o público alcançado pelos anúncios, menor será o custo por clique. Mas nem sempre pagar menos é uma vantagem, porque pode ser que você não consiga atingir o público certo. O melhor é começar investindo um orçamento baixo e testar estratégias para ver qual converte melhor.

Montar um cronograma de distribuição orgânica de conteúdo, promover anúncios certeiros que levem os visitantes a um site bem otimizado com design atraente e conteúdos que prendem a atenção, é uma excelente estratégia para aumentar as suas vendas.

Faça boas páginas de destino para os seus anúncios, construa postagens regulares com dicas de valor e veja seu negócio alcançar o próximo nível.

Última modificação em Quarta, 09 Novembro 2016 18:13
Rafael Carmo

Sou Diretor e Programador da Informatiza. Trabalho com Marketing Digital desde 2006 e sou especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerce.

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